Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

terça-feira, 18 de junho de 2013

Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael
Disciplina: Química
Professora: Franciéle G. Pan T. 101
Aluna: Daiana T. Zorzo nº 18
Aluna: Giane A. Bertin nº 28


Silício do grão de areia ao circuito do computador
O silício é um elemento químico de grande importância para a humanidade. Mas, não é só nos dias de hoje que compostos de silício são valorizados e utilizados.
Há aproximadamente 500 mil anos atrás, na Era paleolítica (também denominada Idade da Pedra), compostos de silício eram utilizados para produção de objetos e ferramentas.
Muitos anos depois que o primeiro objeto com silício em sua estrutura foi utilizado, um cientista, J. J. Berzelius, em 1823, isolou o elemento a partir da redução de K2SiF6 com potássio fundido.
O silício é um elemento representativo e ametal, número atômico 14 e massa molar 28,09 g/mol, ele se encontra no 14º grupo da tabela periódica, o grupo do carbono. O seu símbolo químico é “Si” e seu nome deriva do latim sílex, quartzo.
Do grão de areia...
O silício, segundo elemento mais abundante da crosta terrestre, representando 27% de sua possível massa, pode se apresentar, na natureza, de diversas formas, mas nunca como silício puro.
A maneira mais comum de se encontrar silício é na forma de silicatos (a mais importante classe de minerais). Estima-se que 40% dos minerais conhecidos sejam da classe dos silicatos.

Os compostos de silício possuem diversas aplicações, das quais se destacam: fabricação de cimentos, cimentos amianto, vidros, semicondutores e silicones (espécie de polímero que pode ser obtido na forma de resina, emulsão ou na forma fluida ou emborrachada). Alguns compostos são, utilizados como pedras ornamentais (topázio, ametista). Além disso, o silício é empregado na produção de chips e placas de circuitos integrados de aparelhos eletro-eletrônicos como rádios, telefones celulares e computadores. Na produção destas placas, em uma das etapas, há a deposição de uma camada de Sio2 sobre uma pastilha de silício.
Silicato é uma classe de minerais que possuem o silício em sua composição básica. A maioria dos silicatos possui o grupo Sio4, com pequenas exceções. Mas todos possuem o silício agrupado ao oxigênio.

Bibliografia:
www.quiprocura.net/elementos/silicio.htm
www.jornalorebate.com.br/site/index.

Nenhum comentário:

Postar um comentário