Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

terça-feira, 11 de junho de 2013

Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael
Química
Francieli G. Pam
Douglas Pilatti
Rafael Zanella
Turma: 105

Radiação Nuclear

Radiação nuclear é um tipo de radiação originada no núcleo de determinados átomos de elementos químicos que não estão estáveis, as radiações nucleares podem ser de vários tipos, mas, principalmente: partículas alfa (a), beta (b) e gama (g).
Partículas alfa (a)
Estas partículas liberadas possuem alta energia cinética, ou seja, alta “energia de movimento”, pois o núcleo, alem de liberar os prótons e nêutrons, também libera energia, na forma de energia cinética das partículas. No entanto, essas partículas possuem baixo poder de penetração.
Partícula beta (b-, b+)
Outra forma de um núcleo atômico se estabilizar é quando existe um número bem maior de nêutrons do que prótons. Nesse caso poderá ocorrer a transformação nêutron em próton. Para esta transformação pode ocorrer, e a quantidade de prótons aumentar em relação a de nêutrons, é necessário que ocorra a liberação de um elétron pelo núcleo atômico. Ou seja, o núcleo atômico irá emitir, liberar, um “elétron”, ou melhor, uma sub-partícula carregada negativamente, também conhecida como partícula beta, ou beta menos,?b-.
Por outro lado, quando o número de nêutrons for insuficiente para estabilizar a quantidade de prótons presentes no núcleo atômico poderá ocorrer a transformação de um próton em um nêutron. Para esta transformação ocorrer será necessária a liberação de uma sub-partícula positiva do núcleo atômico. Será emitida uma partícula beta positiva, ?b+, também, conhecida, como pósitron.
A partícula beta possui alta energia cinética e poder de penetração superior ao das partículas alfa. O seu poder de penetração superior é devido ao fato da partícula possuir massa muito inferior à da partícula alfa. Mesmo que a partícula beta possua carga (carga negativa, ou positiva), ela irá ter maior penetração, pois é mais leve e terá menor perda de energia. Entretanto, a sua penetração não será, ainda, muito alta.
Radiação gama (g)
A liberação de radiação gama é uma forma encontrada pelo núcleo para se “estabilizar” quando ocorre a liberação de alguma partícula nuclear, pois com esta emissão de partícula ainda resta energia em excesso no núcleo atômico, que deve ser liberada (transformação de massa em energia. A forma encontrada pelo núcleo para liberar esta energia é a partir de radiação gama, que é uma forma de energia eletromagnética.
A radiação gama, por ser uma onda eletromagnética, da mesma natureza da luz. Ela viaja com a velocidade da luz, ou seja, a radiação gama, viaja a 300.000 km/s, assim como a luz.
Esta radiação é altamente penetrante, ou seja, o seu poder de penetração é muito elevado, pois ela não possui massa. Isso acontece por ela não ser partícula, mas sim onda, além do fato dela não possuir carga elétrica nem positiva, nem negativa.
Por sua vez, o dano causado pela radiação gama pode, muitas vezes, ser bem maior do que os causados pelas radiações de partículas, pois, como dito, ela pode possui alta energia. No entanto, para serem retirados é necessária uma quantidade de energia quantizada que possibilite a ionização do composto. A sua capacidade de causar danos é maior q outra partículas.
Bibliografia

http://www.quiprocura.net/radianuc

Pesquisado no dia 27/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário