Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

domingo, 9 de junho de 2013

Escola: Estadual de Ensino Médio São Rafael
Disciplina: Química
Professora: Franciele G. Pan
Alunos: Renan Mascarello
Tiago Guaresi
Serie: 1º Ano Turma: 102

Como corrigir a acidez do solo

Flores da Cunha, 09 de abril de 2010.

Acidez no solo

A acidez do solo ou pH do solo, é a concentração de íons H+ presente na solução do solo e um dos indicadores de sua fertilidade. A faixa de pH ideal dos solos para a agricultura é entre 5,5 e 6,5. Isto porque é nesta faixa que os nutrientes ficam mais disponíveis às plantas, ou seja, na solução do solo. A acidez do solo tem origem nas rochas que formam o solo, da interação do solo com o clima - principalmente em áreas onde a pluviosidade é elevada-, na absorção dos sais alcalinos pelas plantas cultivadas ou pela reação de ácida de certos produtos utilizados na fertilização do solo.
A acidez do solo pode ser corrigida com a incorporação ao solo de substâncias alcalinas como as conchas moídas, margas e calcário.A acidez do solo também é conhecida como saporema em algumas regiões do Brasil.Alguns agricultores procuram fazer monitoramento a cada dois anos das áreas mais sujeitas à saporema.É recomendado o acompanhamento de um engenheiro agrônomo ou um técnico em agricultura, para fazer a coleta de amostras a enviar para laboratórios especializados.
A calagem é um procedimento permitido no manejo orgânico para correção da acidez do solo. O cafeeiro desenvolve-se melhor em solos com valores de pH entre 6,0 e 6,5. Sempre que a análise química do solo a ser cultivado revelar pH inferior a 6,0 a calagem é recomendada. A quantidade de calcário a ser aplicada pode ser calculada da seguinte forma:
1) determina-se a soma de bases (S):


2) determina-se o valor da CTC ou (T):


3) determina-se o valor de saturação de bases (V):


4) calcula-se a necessidade de calagem (NC):


onde:
V2 = Valor de saturação de bases desejada
V1 = Valor de saturação de bases atual
5) a NC deve ser corrigida em relação ao poder relativo de neutralização total (PRNT) do calcáreo, seguindo a expressão:


Doses pequenas de calcário podem ser aplicadas diretamente nas covas.Quantidades maiores devem ser distribuídas a lanço e subseqüentemente incorporadas. Em ambos os casos, a aplicação deve ser feita no mínimo 30 dias antes do plantio. No sistema de plantio direto, faz-se a aplicação concentrada das doses de calcário nas linhas ou nas covas de plantio. Nos sistemas orgânicos, o uso contínuo de adubos orgânicos, a utilização sistemática de adubos verdes e o manejo das espécies espontâneas tendem a reduzir a necessidade de calagem ao longo dos anos.
Sabe-se que as raízes não se desenvolvem adequadamente em solos muito ácidos. Entre os fatores de acidez, a toxicidade de alumínio (Pavan et al., 1982) e a deficiência de cálcio têm sido apontadas como os mais consideráveis na restrição do crescimento radicular. Assim, é importante o desenvolvimento de estratégias que permitam adequado crescimento radicular nessas condições, buscando corrigir camadas do subsolo ou mediante identificação de genótipos com maior habilidade em emitir raízes em condições adversas de fertilidade do solo.
Referências Bibliográficas
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0006-87051998000100020&script=sci_arttext
http://pt.wikipedia.org/acidez do solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário