Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

domingo, 9 de junho de 2013

Escola Estadual de Encino Medio São Rafael
Disciplina: Quimica
Professora: Francieli G Pam
Cristiano Paschoal dos Santos Nº 6
Letícia Hank Susin Nº 26
Seria: 1º Turma: 106





Descrição do mercurio :
Nome: Mercúrio
Símbolo: Hg
Cor: prateado
Número Atômico: 80
Massa Atômica: 200,59
Densidade:13,6 g/ml
Temperatura de Fusão/Ebulição: -38,87 ºC / +356,58ºC
Estado Físico Natural: líquido a temperatura ambiente
Uso Industrial: termômetros, barômetros, lâmpadas, medicamentos, espelhos, detonadores, corantes, entre outros.
Produção mundial: 3 400 toneladas/ano

O mercúrio é o único metal que é líquido a temperatura ambiente, este metal líquido prateado é muito denso, e ainda possui uma tensão superficial alta o bastante para fazer com que o seja capaz de formar pequenas esferas perfeitas nas rochas e minerais onde é encontrado.
Quando congelado e submetido a baixas pressões, o mercúrio forma cristais no sistema romboédrico e no sistema tetragonal se submetido a altas pressões. O mercúrio dissolve facilmente o ouro e a prata o chumbo e metais alcalinos formando ligas relativamente consistentes conhecidas como amálgamas.
Empregado na medicina desde a antiguidade, o mercúrio vem sofrendo substituição por outros medicamentos mais potentes e menos tóxicos.
Efeitos Ecológicos do Mercúrio, as atividades industriais e a utilização de combustíveis fossem em geral são acompanhadas por grandes derramamentos de mercúrio. Quando um curso de água é poluído pelo mercúrio, parte deste se volatiliza na atmosfera e depois torna a cair , em seu estado original com as chuvas. Uma outra parte absorvida direta ou indiretamente pelas plantas e animais aquáticos circula e se concentra em grandes quantidades ao longo das cadeias alimentares. Alem disso, a atividade microbiana transforma o mercúrio metálico em mercúrio orgânico, altamente tóxico.
Riscos que o Mercurio pode causar na saude : Geralmente quem foi intoxicado pelo vapor do mercúrio pode apresentar sintomas como dor de estômago, diarréia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento na gengiva, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência. Mas pode contaminar-se também através de ingestão. No sistema nervoso, o produto tem efeitos desastrosos, podendo dar causa a lesões leves e até à vida vegetativa ou à morte.


Bibliografia :


http://www.saudeprev.com.br/comunidade/artigos/apostila-saude-livre-de-mercurio.pdf


http://www.areaseg.com/toxicos/mercurio.html











Flores da cunha. 9 de abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário