Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

terça-feira, 18 de junho de 2013

Emanuel Guaresi
Jackson Fongaro
Turma: 102

Pintura de cabelo
Há muito tempo a coloração dos cabelos tem sido um assunto bastante serio. Os lendários heróis da Grécia antiga usavam sabonetes e clareadores para clarear e avermelhar seus cabelos, como sinal de honra e coragem, já os romanos do início da Era Cristã preferiam cabelos escuros, cujo tingimento era feito a partir de castanhas e alhos-porós cozidos. Até o início do século 20, a coloração de cabelos era feita por uma grande variedade de tinturas naturais ou de ervas. O químico francês Eugene Schuller criou a primeira coloração segura em 1909. Sua invenção foi baseada em uma nova substância, a parafenilenodiamina, que favoreceu a fundação de sua empresa, a French Harmless Hair Dye Company. No ano seguinte, o nome foi mudado para algo mais familiar a nós: L'Oréal. A L'Oréal. Os dois ingredientes que garantem a coloração por mais de doze lavagens são o peróxido de hidrogênio, ou seja, água oxigenada: esse ingrediente auxilia a iniciar o processo de formação da coloração, e também auxilia para ter uma cor de maior duração. Quanto maior o volume de água oxigenada maior a quantidade de enxofre retirado do cabelo, o enxofre retirado gera a rigidez do cabelo e a redução de peso, outra substancia presente nas tinturas é a amônia: substancia alcalina que permite o clareamento, como toda a substância alcalina, a amônia tende a abrir a cutícula do cabelo e permite a penetração da cor no córtex. Para tingir os cabelos pode ser muito fácil, alguns colorantes podem ser aplicados em cabelos úmidos outros podem ser aplicados em cabelos secos, que funcionam como produtos após o xampu, deixando-se agir sobre os cabelos por algum tempo (algumas formulas exigem que o cabelo seja coberto pro uma toca plástica durante o processo), sendo depois lavados e protegidos com condicionador. Algumas substâncias químicas da coloração de cabelos podem danificar os fios se você não souber usar ou caso você pinte frequentemente ou tenha o costume de fazer permanente. A reação do peróxido e da amônia está diretamente relacionada ao nível e ao tipo de produto que você está usando. Veja alguns tipos de pintura abaixo:
1ª tintura temporária - esse produto adiciona cor sem mudar radicalmente a cor natural dos cabelos. A cor dos cabelos contém pequenas moléculas coloridas que entram pela cutícula do cabelo, ou na camada externa, e penetram no córtex. Elas não interagem com os pigmentos naturais. E uma vez que as moléculas são pequenas, elas saem dos fios depois de várias lavagens, deixando o cabelo como era antes do tratamento. Esse nível geralmente dura entre 6 e 12 lavagens, cobrindo 50% das partes grisalhas, realçando a cor natural e não deixando nenhum vestígio.

2ª tintura semipermanente - esse produto tem maior duração, resistindo de 24 a 26 lavagens. Nesse processo, as moléculas de pré-coloração penetram na cutícula e entram no córtex, no qual se associam para criar moléculas de coloração de tamanho médio. Seu tamanho maior significa que elas vão demorar mais a sair. Esses produtos não contêm amônia e, por isso, o pigmento natural não pode ser clareado. Entretanto, contém uma pequena quantidade de peróxido, que dá um realce e tanto, ainda que sutil. Também cobre as partes grisalhas.
3ª tintura permanente - isso é o que você precisa para uma mudança de cor mais significativa; de preto para loiro você ainda vai precisar passar por um processo de clareamento duplo e é bom que seja feito por um profissional. Nesse nível, tanto a amônia quanto o peróxido são usados. Pequenas moléculas penetram totalmente no córtex, onde reagem e crescem a um tamanho que não podem ser tiradas. Mas lembre que seu cabelo vai crescer com o passar do tempo. Esse produto age para clarear o pigmento natural do cabelo, formando uma nova base, para depois aplicar uma nova cor permanente. O resultado final é a combinação do pigmento natural de seu cabelo e da nova tonalidade escolhida. Isso significa que a mesma cor pode ter nuances diferentes em cabelos diferentes; é por isso que o "teste de mecha" é tão importante - veja o porquê mais adiante. Os retoques a cada 4 ou 6 semanas são geralmente necessários para eliminar as raízes - a cor natural de seu cabelo que começa a aparecer alguns centímetros todo o mês.
Existem também produtos de coloração conhecidos como cores de "efeito especial". São para adicionar luzes ou mechas a seu cabelo. Alguns são para colocar reflexos em cabelos naturais, sem coloração, ao passo que outros são para cabelos tingidos. O processo duplo de coloração ou clareamento e tonificação para conseguir mudanças radicais de cor entram nessa categoria.

http://saude.hsw.uol.com.br/tintura-dos-cabelos2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário