Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

terça-feira, 18 de junho de 2013

Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael
Disciplina: Química
Professora: Franciele G. Pan
Nomes: Camila Pain, Déborah Stuani
Série: 1° ano
Turma: 101

Porque as vezes levamos choque ao encostar em alguém?

Quantas vezes você apertou a mão de alguém ou abriu a porta de um carro e tomou um choque? Esse desconforto acontece quando a carga estática de uma pessoa está diferente de outra, ou seja, um está mais "carregado". Nessa situação, o contato físico resulta em uma troca de cargas elétricas.Essa sensação não traz maiores danos, até porque a corrente gerada é muito baixa.Cada corpo com acúmulo de carga apresenta um potencial diferente.
Quando em contato, estes corpos propiciam a passagem de carga em função do tempo, ou seja, corrente elétrica.Os choques deste tipo são mais comuns no inverno, quando muita gente usa roupas de lã sintética, material que mantém a carga elétrica. Se a pessoa está descalça, essa corrente é liberada aos poucos e não chega a ser percebida. Porém, se a pessoa está com um calçado com solado de borracha, que serve como isolante, ela acumula maior carga. Nesse caso, um simples aperto de mão em outra que não tem a mesma carga estática podem fazer com que ambas sintam um leve choque, pois o excedente de carga em uma das pessoas se distribui, passando parcialmente para a outra.

Bibliografia: http://www.realizanews.com.br/verNoticia.php?id=4593 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/conhecimentos-gerais/por-que-sentimos-choque.php

Flores da Cunha, 09 de abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário