Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

domingo, 9 de junho de 2013

Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael
Química
Professora: Franciéli G. Pan
Letícia Mascarello Forlin
Bruna Varela Didati
Série: 1° ano Turma: 105
Os elementos mais importantes da tabela!


Oxigênio – 44,2%
O oxigênio é um importante elemento presente em nossa vida, na forma de O2, gás oxigênio, ele representa um papel fundamental para a vida da maioria dos seres vivos, inclusive a dos seres humanos.
Na forma de O3, gás ozônio, apresenta importância fundamental para a proteção da população contra os raios ultravioletas provenientes do Sol.
O oxigênio é sim de grande importância, talvez o de maior importância para todos os seres vivos, pois o respiramos.
Água – 24,7%
A água não é um elemento químico, mas sim, um composto molecular formado por dois átomos do elemento hidrogênio e um átomo do elemento oxigênio.
A água é também um composto de grande importância para todos nós, pois uma pessoa consegue sobreviver vários dias sem ingerir alimentos, mas não consegue sobreviver poucos dias sem beber água.
O nosso corpo é constituído por mais de 60% de água, ou seja, quando pisamos em uma balança e medimos o nosso “peso”, estamos medindo a massa correspondente a água (H2O) e outros compostos. Se a balança mostrar o valor de 70 kg, 42 kg serão de água (H2O) e o resto, ou seja, 28 kg serão dos outros compostos, tais como as proteínas, os carboidratos, etc.
Carbono – 13,7%
O carbono é também de grande importância, pois a maioria dos seres vivos possui em seus corpos, compostos de carbono diversos. Um ser humano, por exemplo, possui diversos compostos de carbono em seu organismo, tais, como as proteínas, os carboidratos, as moléculas de hemoglobina, etc.
O carbono é também de grande importância econômica, uma vez que, os principais combustíveis utilizados para produzir energia, possuem átomos de carbono em suas estruturas. Um exemplo é o petróleo, que é uma mistura de diversos hidrocarbonetos, que são compostos de carbono. Outro exemplo é o carvão vegetal ou mineral, que também possuem carbono. Entre outros tantos compostos de carbono com importância energética.
Nitrogênio – 7,4%
O nitrogênio é o mais importante constituinte do ar atmosférico, pelo menos, no que diz respeito à quantidade, pois ele está em uma quantidade correspondente a aproximadamente 75% do volume total da camada de gás que respiramos. A sua presença em grande quantidade favorece os seres vivos por diversas razões, uma é a diminuição da concentração de oxigênio, o que evita a combustão mais fácil de muitos materiais e a intoxicação com oxigênio em alta concentração.
Além da sua presença no ar atmosférico, o nitrogênio possui funções importantes nos organismos vivos, assim como o carbono e o oxigênio, o nitrogênio faz parte da constituição de diversos aminoácidos, que são as “partes” fundamentais de proteínas e enzimas.

http://www.quiprocura.net/resp_enquete1.htm
Flores da Cunha, 9 de abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário