Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Curiosidades da química - Porque a picada da formiga é dolorosa?

Gustavo Luís Rech
Lucas Roque Menegon
Patrícia Angélica dos Santos
Turma: 103

Você sabe o motivo de sentir um ardor quando é picado por uma formiga? Se você não sabe, leia com atenção este trabalho; e descobrira que essa é mais uma das muitas curiosidades da química.
A principio pensávamos que a formiga picasse causando um ardor na pele, por motivo de um ferrão, como desde criança nossos pais nos falavam. Mas essa tese está incorreta. A formiga NÃO PICA! Ela libera um ácido, este chamado de ácido fórmico ou oficialmente ácido metanóico (CH2O2), o nome fórmica tem origem do latim fórmica que significa formiga; a primeira vez que o ácido foi isolado ocorreu por destilação do corpo de uma formiga.
Molécula do ácido:
O ardor da ‘’picada’’ é causado devido à liberação do ácido fórmico que está na saliva da formiga, as formigas usam esse ácido como defesa. Ela o injeta como um componente de veneno. As formigas liberam o ácido de seus abdomens na forma de um spray; que combinado com suas fortes mandíbulas ajudam elas a se defenderem, defenderem o formigueiro de invasores e na caça de outros insetos para sua alimentação. Em algumas espécies; o jato de ácido pode alcançar mais de 10 cm. Alguns pássaros deixam que formigas borrifem ácido fórmico em suas penas para que ele mate parasitas. As formigas andando sobre o papel indicador fazem com que o papel mude de cor; assumindo a tonalidade vermelha característica da presença de ácidos.

Algumas Informações Sobre o Ácido Fórmico ou Metanóico:
O Ácido Fórmico é um liquido incolor, de cheiro irritante, que se solidifica a 8,6 °C e ferve a 100,8 °C. Além de ser encontrado nas formigas, podemos o encontrar nas abelhas, na urtiga, no pinheiro e em alguns frutos.
Dentre outras utilidades, o Ácido Fórmico é empregado na indústria como mordente (fixador de corantes em tecidos), na medicina no tratamento de reumatismo, na produção de monóxido de carbono, na produção de ácido oxálico e como germicida.

Bibliografias:
Do livro:
Química Sardella – Volume único, série novo ensino médio. Editora Ática.
Química na Abordagem do Cotidiano – volume três, Química orgânica. Editora Moderna. Autores: Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Campo
Da internet:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_metanoico
http://www.geocities.com/organicabr/acido_das_formigas.html
http://salim2008.wordpress.com/o-caminho-das-formigas/
http://www.prof2000.pt/users/jdsa03/olho/0607/janeiro/quimica.htm

2 comentários:

  1. Ta muito bom, as formigas nos picam para se defender e liberam ácido fórmico presente em sua saliva,e é isso que causa a dor que sentimos.

    Arthur Boeira 103

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do trabalho, e achei muito interessante intender o porque sentimos dor, não sabia disso, principalmente que não é uma picada, e sim só a libertação do ácido fórmico.

    ResponderExcluir