Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PIGMENTOS DAS PLANTAS

Nomes: Magali e Maiara
Turma: 103

As clorofilas são os pigmentos naturais mais encontrados nas plantas e ocorrem nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais. Os estudos que são realizados em uma grande variedade de plantas comprovam que os pigmentos clorofilianos são os mesmos. As diferenças aparentes na cor do vegetal são devidas á presença e distribuição de outros pigmentos, como os carotenóides, os quais sempre acompanham as clorofilas.
Os pigmentos podem cobrir a clorofila, dando outra cor a folha, mas isso não quer dizer que utiliza outro pigmento para realizar a fotossíntese.
A cor verde que é encontrada na maioria dos vegetais são os pigmentos presentes no cloroplasto, denominados clorofilas. Isto acontece porque estes pigmentos absorvem luz principalmente nos comprimentos de onda azul,violeta,vermelho e refletem a luz verde.
As cores de folhas e flores das plantas são determinadas por substâncias denominadas pigmentos presentes em sua composição bioquímica, que absorvem determinadas faixa de luz e refletem o restante. A cor que vemos é a luz refletida,que apresenta uma coloração complementar á absorvida pela planta.
Muitas das cores que vemos nas plantas dependem da presença em folhas e em pétalas de flores.
A mudança de cor das folhas em diversas espécies de plantas, no outono, acontece por influencia a alterações nesses pigmentos.
O mais encontrado dos pigmentos é a clorofila,responsável pela cor verde em todos os vegetais e que tem importância vital na substancia dos vegetais,possibilitando a fotossíntese.No que se refere a cor existe dois tipos de clorofila:o tipo A de tonalidade verde-azulada,de grande presença nas folhas e o tipo B,verde-amarelada.
Uma variedade de substancias contribui para as variadas colorações existente na natureza,mas em especifico a relação aos tecidos vegetais,dentre eles pode-se citar as porfirinas,os carotenóides e os flavonóides.
Após pesquisas foi identificada à proteína chamada PH5 que funciona como uma bomba e gera um ambiente acido no vacúolo das plantas.Para que as pétalas tenham suas respectivas cores,os vacúolos tem que ser ácidos.Caso o ambiente seja alcalino,a coloração é azul.
Bibliografias:

http://cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_29/apredendo.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070116060121AAbGcZU
http://scielo.br/pdf/qn/v21n2/3459.pdf
Livro:Vida a Ciência da biologia:plantas e animais

Um comentário:

  1. sim eu estudei em biologia ... sobre a fotossintese.. que é a clorofila...
    que esta presente nos cloroplastos.
    Rodrigo Rizzotto
    turma 104

    ResponderExcluir