Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

De que são feitos os fogos de artifícios? E quais as substâncias que dão cor a ele?

Nomes: Thais Gavazzoni, Luana Sgarioni e Wagner Carraro.
Turma: 103

Shows de fogos de artifício são muito bonitos, no entanto, o barulho nas redondezas do espetáculo é muito grande. E isso, é devido à grande quantidade de pólvora existente em um único fogo de artifício.
Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (“mistura de enxofre, carvão e nitrato de potássio”) e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão).
A pólvora, em um fogo de artifício, possui, além do nitrato de potássio também clorato de potássio. Estes compostos são denominados oxidantes e são altamente explosivos. A presença desses sais (KClO4 e KClO3) é uma forma de aumentar a explosão e a claridade proporcionada pelo fogo de artifício.
Na hora em que a pólvora explode, a energia excita os elétrons. Quando retornam aos níveis de menor energia, liberam então a luz colorida.

Os sais de potássio são mais utilizados do que o de sódio pelo fato deste produzir a cor amarela e ofuscar as outras cores. As cores dependem do tipo de elemento químico que é usado na queima dos fogos. Os sais de sódio, por exemplo, produz cor amarela; sais de bário, produzem cor verde; sais de cobre, produzem cor azul, sais de potássio produz cor violeta entre outros. E isso ocorre com dois fenômenos: incandescência e a luminescência.

Incandescência: É a luz produzida pelo aquecimento de substâncias. Quando se aquece um metal, por exemplo, ele passa a emitir radiação infravermelha, que vai se modificando até se tornar radiação visível na cor branca.
Ex: Lâmpada incandescente, onde existe um filamento de tungstênio que é aquecido e passa a produzir luz.
Luminescência: É a emissão de luz por uma substância quando submetida a algum tipo de estímulo como luz, reação química, radiação ionizante.
Ex: Animais que vivem em regiões do mar onde não há luz e até mesmo o vaga-lume.




Bibliografias:
www.yahoo.com.br
Livro: Química na abordagem do cotidiano.

7 comentários:

  1. É um boam texto, pois fala sobre os fogos de artificio, por que erles transmitem luz, sao coloridos?
    Os fogos de artificios sao coloridos devido a grande quantidade de polvora.
    Ele transmite luz devido a sua substancia.
    André Galiotto
    103

    ResponderExcluir
  2. É umm texto muito inetressante pois os fogos de artificio são bastante perigosos quando são queimados, por isso devemos ter cuidado quando utilizarmos esse tipo de fogos.
    Greici Galiotto
    Turma 103

    ResponderExcluir
  3. O assusnto lido é muito bom, consegue passar o perigo dos fogos e o cuidao que devemos ter quando manuzeados. além de passar bem como são constituidos e sua estrutura de formação, a cor, luz. e o colorido dos mesmos!
    Tailine Bedin Molon
    Turma 103

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do trabalho de vocês pois é um assunto que todos tem curiosidade em saber, quando os fogos estão estourando no cèu as pessoas nem imaginam como são feitos e assim pude entender melhor como tudo isso funciona, beijos colegas.
    Daiane Lorenzet
    Manhã 103

    ResponderExcluir
  5. Gostei do trabalho pois explica que os fogos fazem barulho e provocam luz devido ao grande numero de polvora e tambem falou dos perigos que eles podem provocar.

    Tobias Bebber - Turma 103

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do trabalho e eu acho que isto está presente muito nas festas como no final de ano, é bom saber para as pessoas que o utilizam tomarem mais cuidado.
    Nome: Marciele Lazzari
    Turma: 103

    ResponderExcluir
  7. Muito boa explicação, e me salvou no meu trabalho de quimica! valeu!!!

    ResponderExcluir