Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Fosforescência, fluorecência e luminescência

Alisson Balardin
Bruna Bossardi
Daniela Dias
Turma 104

Luminescência

A luminescência é a emissão de luz por uma substância quando submetida a algum tipo de estímulo como luz, reação química*, radiação ionizante.
Existem três modelos mecanísticos básicos para a quimiluminescência em fase líquida: (i) a decomposição unimolecular de certas moléculas termodinamicamente instáveis, denominadas 1,2-dioexatanos,(ii) a transferência de um elétron de um poderoso redutor para um oxidante e (iii) um mecanismo para quimiluminescência de certos peróxidos orgânicos na presença de hidrocarbonetos aromáticos policondensados,hidrocarbonats que apresentam na cadeia um anel benzênico ou mais.
As condições nas quais são realizadas as reações têm grande influência na duração da radiação emitida, tanto que mudanças nos parâmetros experimentais tais como na forma de mistura dos reagentes, temperaturas, concentrações de espécies reacionais ou interferentes, pH, entre outros parâmetros, podem modificar totalmente a emissão, podendo até suprimi-la. Estudos demonstraram que a cor e a intensidade de emissão da radiação são fortemente afetadas pela polaridade do solvente**, já que a esfera de solvatação proporcionada pelo solvente pode interferir na velocidade de formação de moléculas excitadas, o que interfere diretamente no rendimento quântico da reação.
*são transformações que alteram as substâncias transformando-as em outras.
** é a substância que dissolve o soluto.

Fosforescência

Os adesivos que brilham no escuro geralmente são feitos com sulfeto de zinco. Quando o sulfeto de zinco é exposto à luz, graças à sua configuração eletrônica, os elétrons das camadas mais externas absorvem a luz e são excitados para camadas etetrônicas ainda mais externas. Quando apagamos a luz deixamos de fornecer energia aos elétrons, que aos poucos vão retornando às suas camadas eletrônicas iniciais. Durante esse retorno (que pode durar horas), eles devolvem a energia que absorveram na forma de luz. Esse fenômeno se chama fosforescência.
Fosforescência é a capacidade que uma espécie química tem de emitir luz, mesmo no escuro. É um fenômeno particular de um fenômeno geral denominado luminescência.
É o que acontece nas tintas fosforescentes usadas em placas de sinalização de rodovias, interruptores elétricos e mostradores de relógios. O processo também é usado em tubos de televisão, e em detetores de partículas elementares.
Alguns modelos de relógios têm detalhes fosforescentes que nunca perdem o brilho mesmo quando são deixados vários dias no escuro. Isso acontece porque o material fosforescente desses relógios está misturado com um pouco de material radioativo, que funciona como uma fonte de energia para provocar a fosforescência.

Fluorescência

Além da fosforescência, existe outro fenômeno, chamado de fluorescência. Fluorescência é a capacidade de uma substancia de emitir luz quando exposta a radiações,que são partículas e ondas emitidas por um núcleo instável,do tipo raios ultravioleta (UV), raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas (invisíveis a olho humano) se transformam em luz visivel, ou seja, de uma longitude de onda maior que a incidente.
Diferentemente das substâncias fosforecentes, os compostos fluorescentes deixam de emitir luz assim que são colocados no escuro. Podemos observar a fluorescência quando vamos a uma discoteca. Todo mundo que está de roupas brancas fica "brilhando" no escuro graças as lâmpadas de luz negra, que é uma lâmpada de luz ultravioleta. Quando a luz negra é desligada, o brilho da roupa desaparece. A nossa roupa brilha sob luz negra por causa de um aditivo dos sabões em pó que usamos. Esse aditivo é usado para termos a impressão de que a roupa está "mais branca do que branca", pois ele absorve a radiação UV e emite como uma luz azulada. Outras substâncias fluorescentes que podemos encontrar são a água tônica e a urina. É por isso que não tem luz negra nos banheiros das discotecas. O fenômeno da fluorescência consiste na absorção de energia por um elétron, passando do estado Lâmpada Fluorescente.
Podemos observar os fenômenos físicos tais como fosforescência e fluorescência através de diversos fenômenos da natureza e situações do dia-a-dia, desde o acionamento de um interruptor fosforescente ou a luz negra incidindo sobre as roupas brancas nas danceterias até a luminescência da aurora polar de um planeta.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luminesc%C3%AAncia
http://www.energia.com.br/professores/alquimistas/curiosidades/curiosidades.html
http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_118686.shtml
http://intra.vila.com.br/revista2003/dani_paty/luminescencia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluoresc%C3%AAncia
http://hiq.aga.com.br/International/Web/LG/BR/likelgspgbr.nsf/DocByAlias/anal_flour
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fosforesc%C3%AAncia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luminesc%C3%AAncia
Livro: Mega Estudante Cidadão.

Um comentário:

  1. si si
    trabalho de cdf neh???
    nã nã
    sahsahsahhsahsahsahsa
    by
    Gabriel Coutt Turma:102

    ResponderExcluir