Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A poluição prejudica o desempenho dos atletas?

Kelen Zélia RechGláucia Vaccari Turmina
Turma: 103

O ar poluído pode causar desde cãibras até infartos. A poluição difere de indivíduo para indivíduo e de local para local, afetando ou não no desempenho dos atletas. Pode-se fazer a seguinte análise: um atleta respira aproximadamente 20 vezes mais ar que uma pessoa comum. O ar poluído pode causar desde cãibras até infartos, vejam abaixo quais são as conseqüências da poluição em um organismo: O dióxido de carbono quando chega aos pulmões, atrapalha o trabalho das hemácias. As hemácias são as células responsáveis por levar oxigênio ao organismo.
O monóxido de carbono “rouba” o lugar do oxigênio nas hemácias, os músculos podem então sofrer cãibras por falta de força. Quando não há presença de oxigênio no cérebro surgem tonturas e pode levar até mesmo ao coma.
O ozônio prejudica a corrente sanguínea, ele possui a propriedade de converter colesterol em placas de gordura, estas grudam nos vasos sanguíneos e diminuem a flexibilidade deles. O coração passa a trabalhar sob alta pressão para continuar bombeando sangue, e isto pode causar hemorragias e infarto.
O clima também é um fator que interfere no rendimento de um atleta. Temperaturas elevadas e a alta umidade relativa do ar são desfavoráveis ao bom rendimento atlético.
"Quanto mais alta for a temperatura ambiente, maior é a intensidade da sudorese pelo organismo. Como a evaporação do suor na pele depende da umidade relativa do ar, quando o ambiente é úmido a evaporação diminui, o que tende a elevar a temperatura corporal, com prejuízo das adaptações fisiológicas em exercício, e conseqüente aparecimento da fadiga muscular e redução do desempenho físico", explica Lourenço Gallo Junior, pesquisador do Laboratório de Fisiologia do Exercício, Divisão de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.De acordo com os pesquisadores, as condições "ideais" para que o corpo humano tenha melhor desempenho são:temperaturas entre 20°C e 26°C; umidade na faixa de 40% a 60%; baixos índices de poluição.
Esta questão foi levantada justamente por que os Jogos Olímpicos de 2008 tiveram como sede uma das capitais mais poluídas do mundo. Para se ter uma idéia, a cidade de São Paulo é a 3ª cidade mais poluída da América Latina, mas os atletas conseguem praticar seus esportes tranquilamente.Bibliografia
http://www.brasilescola.com/quimica/a-poluicao-prejudica-desempenho-atletas.htmhttp://tempoagora.uol.com.br/noticias.html/10938/clima_influencia_no_rendimento_dos_atletas

Nenhum comentário:

Postar um comentário