Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

domingo, 9 de junho de 2013

E. E. E. M. São Rafael
Disciplina: Química
Professora: Franciéli G. Pan
Glauber da Cruz
Maísa de Col
Série: 1º grau Turma: 106

Fosfina: sua queima é um terror!
A Fosfina de fórmula PH3 consiste em um gás incolor de alta inflamabilidade, é proveniente da decomposição de cadáveres (material orgânico). Ocorre que, este gás se queima a temperatura ambiente e, se estiver presente na superfície dos túmulos e o clima for relativamente quente, ocorrerá uma explosão espontânea. O produto da explosão é uma chama azulada de 2 a 3 metros de altura.
O acontecimento tornou-se popular e foi batizado de fogo fátuo. Muitas pessoas o relatam e se tornam suspeitos mentirosos, pois tem quem não acredite no fenômeno por relacioná-lo a eventos sobrenaturais (espíritos, fantasmas). Mas se quiser comprovar é só vencer o medo e visitar um cemitério à noite.
Mas não é somente em meio a cadáveres que o fogo fátuo se faz presente, ocorre também sobre a superfície de lagos e pântanos, onde a matéria orgânica de vegetais e animais mortos entra em decomposição liberando gás metano (CH4). É perigoso ocorrer incêndios nestes locais, por se tratar de matas fechadas onde o fogo fátuo pode se alastrar.
Bibliografia: http://www.brasilescola.com/quimica/fosfina-sua-queima-um-terror.htm

Flores da Cunha, 19 de março de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário