Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

domingo, 9 de junho de 2013

Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael
Disciplina: Química
Professora: Francieli G. Pan
Nome: Janaína S. Romano
Nome: Martina S. Bernardi
Série: 1º ano do Ensino Médio Turma: 102

O que há de novo na química em relação ao alisamento de cabelo?

Para todas as mulheres que aderiram às escovas progressivas, definitivas e que querem manter seus cabelos lisos, hoje, no mercado, há muitas novidades.
Formol? Não mais! Ele é uma substância utilizada principalmente para a conservação de outras substâncias e até de tecidos (é usado em biópsias, por exemplo, para impedir a degradação antes da análise). Pode ser facilmente absorvido pelas mucosas e ocasionar problemas sérios para a saúde, tanto da cliente quanto do cabeleireiro. A dermatologista Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Câmara Técnica de Cosméticos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não recomenda nem aprova fórmulas à base de formol. "Se for usada uma concentração alta de formol em produtos para o cabelo, os fios podem se tornar ainda mais quebradiços. Ele danifica a cutícula, que é a parte mais externa do fio e deixa o córtex, a parte interna, bastante vulnerável ao ressecamento e ao desbotamento", explica a especialista.
As indústrias de cosméticos desenvolveram fórmulas eficientes e seguras para alisar os cabelos sem o uso do formol. São produtos à base de:
Tioglicolato de Amônia:
O tioglicolato é um princípio ativo que serve para amolecer a fibra capilar, promover a quebra das pontes de cistina (ligações de proteínas - cistina) e, com isso, deixar o fio maleável, para ser moldado como se desejar. Se pentear, ele alisa. Se enrolar, ele forma cachos. Deixa o fio liso logo na primeira sessão, mas por ter concentrações menores desses ativos do que nas fórmulas dos alisamentos tradicionais, costuma durar menos tempo: até dois meses, dependendo do grau de ondulação do cabelo.
Tioglicolato de amônia na verdade é amônia enriquecida com proteínas do leite que evitam o ressecamento.
Hidróxidos
Como o alisamento feito com o tioglicolato de amônia, os hidróxidos deixam o fio liso logo na primeira sessão, mas o efeito dura menos. Os hidróxidos abrem as cutículas dos cabelos penetrando no córtex e transformando as ligações dissulfídicas da cistina em ligações de lantionina.
Hidróxido de Sódio: uma base, pH 13, e uma lixívia cáustica – a soda cáustica, matéria-prima do hidróxido de sódio, mas em forma líquida - que pode danificar os cabelos, produzindo queimaduras no couro cabeludo e até mesmo cegueira, caso atinja os olhos. É mais agressivo e possui melhor poder de alisamento.
Hidróxido de Cálcio: indicado para o couro cabeludo sensível e para fios finos. Seu poder de alisamento é moderado.
Hidróxido de Guanidina: composto por dois ingredientes: hidróxido de cálcio e carbonato de guanidina, misturados na hora da aplicação. É conhecido como produto sem lixívia. Essa substância também possui um pH alcalino – ou seja, é uma base – é inodora e é mais eficiente que o hidróxido de sódio e menos agressiva à pele. Tem maior efeito alisante e reconstrói a fibra capilar. Sua ação é rápida e intensa, penetrando imediatamente no fio, e age de modo não muito controlável.
Hidróxido de Lítio: o hidróxido de lítio age de forma semelhante ao sódio, porém, de forma mais lenta e suave.



Bibliografia:
Disponível em:
http://www.raizcabelos.blogspot.com/2010/02/quimicao-que-ha-de-novo.html#uds-search-results

Disponível em: http://www.beautyfair.com.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=990

Disponível em: http://64.233.163.132/search?q=cache:9w80mxuy0DoJ:www.velhosamigos.com.br/Dicas/beleza50.html+HIDROXIDO+DE+S%C3%93DIO+no+cabelo&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Disponível em: http://64.233.163.132/search?q=cache:ZappnvbdVEJ:revistacabeleireiros.com/materia/relaxamento-e-alisamento-capilar/9+HIDROXIDO+DE+l%C3%ADtio+no+cabelo&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Disponível em: http://64.233.163.132/search?q=cache:wmWxR1bf2hwJ:www2.uol.com.br/cabelos/reportagens/revolucao_das_escovas.html+HIDROXIDO+DE+calcio+no+cabelo&cd=8&hl=ptBR&ct=clnk&gl=br

Flores da Cunha, 26 de março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário