Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

terça-feira, 11 de junho de 2013

Escola: Estadual de Ensino Médio São Rafael
Disciplina: Química.
Professora: Franciéli G. Pan.
Nome: Nathália Sartor
Série: 1º ano Turma: 103

Curiosidades:

Por que sonhamos?

A primeira idéia de Freud confirmada pela ciência é a de que os sonhos seriam restos do dia. Ou seja: algo que acontece com você de dia reverbera durante os sonhos. O que isso significa? “Significa, por exemplo, que, se uma pessoa teve hoje uma experiência marcante, a chance de essa experiência entrar em seu sonho é muito grande”, diz Sidarta Ribeiro. Mas de onde viriam aqueles sonhos malucos, com cenas que você nunca viu? Para a ciência, do seu inconsciente. É lá que estão guardadas as lembranças que você adquiriu ao longo da vida. Quando você dorme e começa a sonhar, seu sono entra na fase R EM (sigla em inglês para Movimento Rápido dos Olhos). “O sono REM faz ovos mexidos com suas memórias. Ele as concatena de uma forma não comum”, diz Sidarta. Ou seja: seus sonhos com imagens aparentemente inéditas seriam apenas combinações de uma série de símbolos que você já conhece de outras experiências. Ok, mas sonhar serve para o quê?

“Tudo indica que o sonho tem a função de simular comportamentos – tanto os que levam a recompensa (os bons) como os que levam a punição (os pesadelos)”, diz Sidarta Ribeiro. “Portanto, sua função seria evitar ações que resultem em punição e procurar aquelas que levam à satisfação do desejo.” Esse processo funcionaria da seguinte forma. Imagine uma cotia. Seu pesadelo é que a jaguatirica apareça quando ela estiver bebendo água.

Assim, da próxima vez que for ao lago, essa memória voltará e ela terá mais cuidado (evitando a punição). E o sonho bom da cotia? É encontrar um campo com sementes gostosas. Portanto, se ontem ela passou num lugar que tinha sementes, seu sonho será ela voltando àquele lugar, pois talvez haja mais alimento a li amanhã (levando à recompensa). O curioso é que essa tese combina, de certa forma, com a idéia freudiana de que a função dos sonhos é a satisfação do desejo, teoria que havia se tornado motivo de chacota nas últimas décadas.

Porque não sentimos cócegas quando nós mesmos provocamos?

As cócegas estão estreitamente ligadas à sensibilidade da pele, ou seja, uma pessoa que não sente cócegas, não tem a pele sensível a este tipo de toque. Essa pessoa consegue controlar as risadas causadas pelas cócegas.

Se fizermos cócegas em nós mesmos, não sentiremos nada, pois o cérebro irá captar a mensagem de que algum estímulo estará vindo em nós mesmos.

Com isso o cérebro irá eliminar as sensações causadas pelas cócegas.

Já se fizermos cócegas em uma pessoa desprevenida, ela irá ter reações positivas, como por exemplo, dar risadas. Se percebemos que alguém irá nos fazer cócegas, somos capazes de eliminar as sensações causadas pelas cócegas, pois colocaremos o nosso autocontrole em prática.

Bibliografia

Disponível em:
http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/porque-sentimos-cocegas acesso: 04/04/2010.

http://super.abril.com.br/revista/240a/materia_especial_261563.shtml?pagina=1 acesso:04/04/2010.

Flores da Cunha, 09 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário