Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Chocolate (do parque) X Riscos a saúde

Vinicius Onzi Grazziotin

Turma: 81

Ingredientes: açúcar, leite m pó integral, manteiga de cacau, estabilizante lecitina de soja, emulsificante éster de ricinoleico e poliglicerol e aromatizante vanilina.

11)   Açúcar:



Formula:  C12 H22 O11


Riscos a saúde: obesidade, câncer, diabetes, depressão, baixa resistência imunológica, cáries, doenças cardíacas, ...    


Utilidade: adoçar o produto desejado.


 2)Leite em pó integral:



Formula:



Riscos a saúde: aumento nos problemas de pele, sinusite, enxaquecas, dores nas articulações.
Utilidade: Chocolate de leite é um tipo de chocolate, sendo o mais comum. Seu ingrediente básico é o leite, com adição de açúcar e uma menor quantidade de cacau sólido que outros tipos


3)manteiga de cacau:



Formula:




Riscos a saúde: hipertensão, colesterol alto, ...  

Utilidade: A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau, extraída durante o processo de fabricação do chocolate. A manteiga de cacau tem apenas um leve sabor e aroma de chocolate. É o único componente do cacau utilizado no chocolate branco.

4)estabilizante lecitina de soja :





Formula:




Riscos a saúde: náusea moderada, vômitos, perda de apetite, salivação aumentada, reação alérgica severa a esse produto. Sintomas dessa reação incluem inchaço dos lábios, língua ou rosto, dificuldade para respirar, urticária e constrição da garganta.


  • Utilidade: A lecitina de soja também é utilizada na indústria alimentícia como emulsificante, impedindo a água e a gordura de se separarem nos alimentos. Pode ser encontrada em margarinas, chocolates, cereais e alimentos assados. Aumentar o metabolismo
  • Aliviar os sintomas da menopausa
  • Controlar o colesterol
  • Emagrecer
  • Melhorar o funcionamento do sistema nervoso.
  
5)emulsificante éster de ricinoleico.



Formula: C18H34O3 

Riscos a saúde: vômitos, náuseas e diarreia

Utilidade: Em chocolates, sua principal aplicação, facilita o escoamento da massa, melhorando a formatação do produto final e dinamizando o processo. Além disso, também contribui para conferir brilho ao produto final e, para soluções onde é necessária redução calórica, permite a diminuição do teor de manteiga de cacau ou gordura na formulação.


6)poliglicerol:



Formula:



Ricos a saúde: Vários estudos mostraram que uma grande quantidade de glicerol (sintético ou natural) pode ser administrada sem aparecimento de qualquer efeito adverso à saúde. []

Utilidade: meio facilitador da transferência de calor, por estar em contato direto com o alimento, permitindo que algum alimento específico seja rapidamente resfriado para que não perca algumas características desejáveis.

7)aromatizante vanilina:



Formula: C8H8O3

Riscos a saúde: coceiras, alergias e tonturas em alguns indivíduos, afetar o RNA, tireóide e os níveis da enzima no sangue.

Utilidade: É o principal componente do extrato da semente de baunilha. Vanilina sintética, ao invés de extrato de baunilha natural, às vezes é usada como um agente aromatizante em alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos, sendo uma das substâncias olorosas mais apreciadas para este fim.

7 comentários:

  1. Sobre o leite em pó integral, não fazia ideia que ele sendo integral poderia causar o aumento nos problemas de pele, sinusite, enxaquecas, dores nas articulações.

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Enzo Manfron:
    Ingrediente: Açucar. Nunca imaginei que o açúcar pudesse causar depressão!

    ResponderExcluir
  3. O aromatizante vanilina, eu não sabia que ele poderia causar coceiras, alergias e tonturas. Sua utilidade é bem interessante até porque ele pode ser usado em extrato de baunilha natural.

    ResponderExcluir
  4. sobre a manteiga de cacau achei legal q pode ser comida que nen cacau

    ResponderExcluir
  5. Não imaginava que o aromatizante vanilina pode causar coceiras, alergias e tonturas.

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante que o poliglicerol era um meio facilitador da transferência de calor

    ResponderExcluir
  7. Não imaginava que lecitina de soja causaria náusea, vômitos, e perda de apetite.

    ResponderExcluir