Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Caldo Knorr- Caldo de galinha x Saúde

Nome: Fernanda Sozo                                          Turma:81

Ingredientes Caldo Knorr- Galinha Caipira:
·         Sal
·         Gordura Vegetal
·         Amido
·         Água
·         Açúcar
·         Cúrcuma
·         Cebola
·         Alho
·         Salsa
·         Carne de Galinha
·         Pimenta- do- reino branca
·         Realçadores de sabor ( Glutamato monossódico e inosinato dissódico)
·         Aromatizantes
·         Corante Caramelo III
·         Não contém glúten


 Descrição dos ingredientes da lista acima:
·         Sal



Fórmula Química: NaCl
Utilidade do Produto:
O sal que é mundialmente conhecido por dar sabor aos alimentos, mas não pense que a função dele é somente essa, ele também tem o papel fundamental em conservar os alimentos, impedindo dessa forma a reprodução de bactérias no alimento e assim evitando que o mesmo estrague rapidamente.
Riscos a Saúde:
            Sabendo que o excesso de sódio da alimentação é responsável por uma série de problemas de saúde como: retenção de líquidos, alteração na absorção de nutrientes, como o cálcio, cefaléias, comprometimento na eliminação de toxinas, problemas de visão, disfunção renal, hiperatividade alteração de pressão arterial com conseqüentemente aumento da pressão, doenças cardiovasculares, torna-se de extrema importância a redução do teor de sódio em produtos industrializados, assim como a conscientização da população para esse tipo de problema.

·         Gordura Vegetal



Fórmula Química:  C55H9806 (Triacilglicerol)
Triacilgliceróis são prontamente reconhecidos como óleos ou gorduras (ver óleo vegetal e gordura), produzidos e armazenados nos organismos vivos para fins de reserva alimentar.
Utilidades do produto:
Ela é muito utilizada em alimentos industrializados, como por exemplo: biscoitos, bolos, chocolates, sorvetes, margarinas, salgadinhos, empanados, comidas de fast-food, coberturas, molhos de salada, maionese, rocamboles, cookies  e rosquinhas.  Também é usada para fritar alimentos, batatas, carnes, etc.
Riscos a Saúde:
A gordura vegetal eleva os níveis de colesterol, além de aumentar os níveis de colesterol LDL (também chamado de mal colesterol)  ela reduz o HDL que é a fração do colesterol de alta densidade e bom para o coração. Especialistas dizem que o numero de pessoas e também de atletas profissionais com parada cardíaca esta aumentando cada vez mais enquanto praticam esportes.

·         Amido



Fórmula Química:  C6H10O5
Utilidades do produto:
Ele é geralmente muito utilizado para receitas de cozinha. O Amido de Milho mais conhecido como Maisena, por exemplo, é bastante utilizado em receitas caseiras, mas também ele tem outras utilidades como: tirar manchas de roupas, desembaraçar nós e ate mesmo aliviar a dor de queimaduras suaves.
Riscos a saúde:
Investigadores dinamarqueses alertam: os produtos alimentares com amido cozinhados a uma temperatura superior a 120 graus podem ser perigosos. Tudo porque libertam acrilamida, uma substância potencialmente cancerígena. O problema não é novo. Os investigadores defendem, no entanto, que é importante reduzir as quantidades ingeridas ao longo da vida.

·         Água



 Fórmula Química: H2O
Utilidades do produto:
 Além de ser o líquido indispensável ao desempenho das funções vitais de todo os  seres  vivos, sabemos que a  água é utilizadas em diversas atividades humanas. Como: banhos diários, cozinhar alimentos, fazer limpezas e claro também para nos hidratar (beber).
Riscos a saúde:
A água não contém riscos a saúde, porém água poluída ou contaminada se torna um grande risco se ingerimos. Algumas doenças causadas pelo consumo de água imprópria: Hepatite, Amebíase, Esquistossomose Mansoni, Malária, Dengue,   Febre amarela, Febre Tifóide, Oncocercose, Ancilostomíase, Estrongiloidíase, Ascaridíase, Tricocefalíase, entre outras.

·         Açúcar



Fórmula Química: C12H22O11 (Sacarose)
Utilidades do produto:
O açúcar é muito utilizado em alimentos, para fazer doces principalmente. Mas também o açúcar tem algumas outras utilidades, como: desencardir mãos, prolongar a vida de flores e também para apanhar moscas.
Riscos a saúde:
Rico em calorias e pobre em nutrientes, motivos pelos quais devemos restringir ainda mais seu consumo. O excesso é a causa de uma série de problemas, muito além das cáries. A obesidade já é considerada uma questão de saúde pública, tamanha a quantidade de pessoas que sofrem da doença.
Outro ponto negativo é a sobrecarga no pâncreas para produção de insulina (o pâncreas é órgão responsável pela produção de insulina), que mantém os níveis de glicose controlados no sangue. Essa deficiência pode levar ao diabetes tipo 2.
O aumento do nível de triglicérides também é um ponto negativo a ser considerado, pois o consumo exagerado do açúcar pode contribuir na elevação no nível de triglicérides, gordura perigosa, que ao se acumular pode obstruir as artérias. O resultado pode ser a maior chance de desenvolver doenças cardiovasculares.
 ·         Cúrcuma

Fórmula Química: C21H20O6 ( Curcumina)
Utilidades do produto:
O açafrão da terra (Curcuma longa), conhecido também como cúrcuma, turmérico e açafroa é uma planta herbácea da família do gengibre, originária da Ásia, Índia e Indonésia. Dela se obtém uma especiaria homônima que é o principal componente do tempero do caril (prato culinário) à indiana (ou curry). Sua característica principal é atuar como digestivo e ativador da função hepática e também auxilia a digestão.
Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos. Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.

Riscos a saúde:
            Pesquisas não apontam malefícios da cúrcuma á saúde. Somente que ele é muito utilizada como medicamento natural.  Em descoberta no ano de 2009 ficou comprovado o seu grande poder na cura de câncer de esôfago.


·         Cebola


Utilidades do produto:
 Ela é muito utilizada nos alimentos. Ela é a base de todos os temperos da culinária, porém ela também serve para curas.
 PROPRIEDADES TERAPEÚTICAS
A cebola possui alto poder desinfetante antiinflamatório e bactericida.
Pode ser utilizada como antídoto em picadas de aranhas e cobras.
Elimina parasitas causadores de putrefações e focos purulentos, expulsa os agentes nocivos da região afetada.
Pode ser utilizada também em furúnculos juntamente com o mel.
Nas infecções de garganta, coriza, para eliminar catarros, rouquidão, afonia e reumatismo.
Em enfermidades infecciosas e inflamatórias como: varíola, tifo, sarampo, escarlatina, febres, gripes, pneumonias, pleurisias, amidalites, rouquidão, eczemas, contra caspa e queda do cabelo.
Exerce ação benéfica no organismo como um todo: esôfago, garganta, estômago, intestinos, fígado, rins, sangue, pele, cérebro.
Macerada adicionada de mel cura asma e bronquite.
Age também no combate a angina, arteriosclerose, alergias, câncer, colesterol, diabetes.
Doenças cardiovasculares, da pele, hipertrofia, infarto, intestino, próstata, rins, trombose, vesícula,pâncreas e tumores em geral.
Riscos a saúde:
A cebola também pode prevenir o câncer, porém ingerida em excesso pode causar alguns tipos de câncer, como, o de estômago e o do intestino grosso.
 ·         Alho

Fórmula Química: C6H10OS2 ( Alicina)
Utilidades do produto:
É muito utilizado em comidas, principalmente em culinárias no norte e nordeste do país. Ele também tem algumas utilidades mais especificas, como: tratar acne, prevenir resfriados, controlar peso, repelente, reparar rachaduras em um vidro fino, proteger plantas de fungos e também pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
Riscos a saúde:
O alho é muito bom para a saúde, porém, tudo em excesso faz mal. Além de "roubar" o sabor da comida, o alho em exagero pode causar gases, má digestão, desconforto abdominal, e até mesmo uma certa sensação de intoxicação, pois ele "entra" pela corrente sanguínea, fazendo com que a gente fique até mesmo alguns dias com gosto de alho na boca. Mas é claro, isso somente se for consumido em excesso, pois o alho ingerido na medida certa, é ótimo para a saúde.
 ·         Salsa

Fórmula Química: C10H12O
Utilidades do produto:

            Um raminho de salsa pode fornecer muito mais do que uma decoração no seu prato. A salsa contém dois tipos de componentes pouco comuns que proporcionam benefícios únicos para a saúde. O primeiro é o óleo volátil que é uma componente que inclui myristicina, limoneno, eugenole alfa-thujene. O segundo são os  flavonóides, incluindo apiin, apigenina, crisoeriole luteolina. Além disso ela também ajudar para ter, um coração saudável, proteje o aparecimento da artrite reumatóide e também funciona como anti-oxidante.

Riscos a saúde:

                A salsa não contém nenhum malefício a saúde.

 ·                  Carne de Galinha/ Carne de Frango

Utilidade do produto:

                A carne de galinha ou carne de frango é utilizada como alimento. Na cozinha existem muitos pratos com o frango. Rica em variedade de nutrientes essenciais e vitaminas, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico do corpo.


Riscos a saúde:
O hábito de lavar carnes cruas, como a do frango e a do peixe, pode trazer riscos à saúde. É que, durante a lavagem, as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos, em vez de irem para o ralo, podem se espalhar ao redor da pia.
·         Pimenta- do- reino branca

Fórmula Química: C18H27NO (peperina)
Utilidades do produto:
            Além de ser muito utilizada na culinária, pimenta faz bem à saúde e seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca. Essa afirmação pode cair como uma surpresa para muitas pessoas que, até hoje, acham que o condimento ardido deve ser evitado.
Riscos a saúde:
             Os malefícios da pimenta estão diretamente relacionados ao sabor ardido, já que os componentes que causam ardor podem, também, irritar a mucosa que reveste e protege alguns órgãos, como o estômago e o intestino.  Porém o problema não está em consumir o tempero, mas sim em ingerir freqüente e excessivamente. Indivíduos que têm sensibilidade gastrointestinal ou sofrem de doenças como gastrite, úlcera ou diverticulite devem evitar a ingestão da pimenta- do- reino branca.
           
·         Realçadores de sabor, Glutamato monossódico

Fórmula Química:  C5H8NO4Na
Utilidades do produto:
Glutamato monossódico ou MSG, é um sal de sódio do ácido glutâmico um aminoácido presente em todas as proteínas animais e vegetais. De modo semelhante ao vinagre, molho de soja e iogurte, o MSG é produzido através de processos fermentativos de matérias primas de origem natural como são o melaço da cana de açúcar, açúcar de beterraba ou do amido obtido da tapioca ou de cereais. 
Sendo usado para realçar o sabor dos alimentos.
            Riscos a saúde:
             Em excesso pode causar a "síndrome do restaurante chinês", caracterizada por uma rigidez dos músculos da face e do pescoço, cefaléia e náuseas em algumas pessoas. Nada de bom para qualidade de vida, pois com ele nos alimentos, comemos mais do que precisamos e nos tornamos obesos com hipertensão.
 ·         Realçadores de sabor, Inosinato dissódico

Fórmula Química: C10H11N4Na2O8P
Utilidades do produto:
            É adicionado aos produtos alimentícios como forma de acentuar o sabor, como os ácidos glutâmicos do glutamato monossódico. Na verdade, o uso desse aditivo seria caríssimo se não fosse  empregado em combinação com o próprio glutamato monossódico. Como enfatizou um relatório, se você encontrar inosinato dissódico no alimento, encontrará algum glutamato monossódico com certeza.
Riscos a saúde:
            Parente próximo do glutamato monossódico, tem basicamente a mesma bagagem. E um número crescente de grupos de consumidores vem fazendo advertências contra seu uso. Especificamente, alega-se que o produto causa gota, e não é permitido em alimentos infantis.
 ·         Aromatizantes em geral

Utilidades do produto:
            Os aromatizantes são compostos naturais (origem animal ou vegetal) ou artificiais (sintéticos) que dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis (alimentos industrializados) e odor aos produtos não comestíveis (cosméticos, aromatizador de ambientes, etc.).
Os aromatizantes usados na cozinha devem, salvo raras exceções,fundir o seu aroma particular com o sabor geral dos pratos, que elas realçam de maneira mais ou menos pronunciada.
Todos provêm de plantas aromáticas, sendo as mais conhecidas e usadas as seguintes:
Endro,cravo-da-índia,coentro, louro, macis ,mostarda, noz-moscada,pimenta tomilho,anis, badiana,manjericão,comilho, funcho,junípero,raiz-forte, alecrim,salva, páprica, açafrão caril (curry), cerefólio,estragão, salsa, raspas de limão, laranja e tangerina, baunilha, chá chocolate e café.
Riscos a saúde:
            Alguns tipos de aromatizantes podem produziram câncer em animais durante testes de laboratório e outras afetam rins e fígado.
 ·         Corante caramelo III

Fórmula Química: SO3 (NA)
Utilidades do produto:
            Como o seu próprio nome diz, ele tem a função de colorir as coisas. Pode ser um doce, um xarope, uma tintura para cabelos ou ate mesmo a cor de um batom, ele está presente. Muito utilizado em refrigerantes como o da Coca-Cola e da Pepsi, foram banidos de utilizá-lo pelos seus graves malefícios a saúde das pessoas.
Riscos a saúde:
            Os diretores de empresas de industrializados estão cada vez mais deixando a saúde do povo de lado para só saber de seus lucros com seus ‘’ alimentos poluídos’’. Por isso foram banidos dos refrigerantes.
 Muitas mães dão doces aos seus filhos sem nem ter noção de que eles contêm corantes que podem provocar desde alergias até câncer.

8 comentários:

  1. Sobre o alho achei interessante seus riscos, pois não sabia que pode causar gases, má digestão, desconforto abdominal, e até mesmo uma certa sensação de intoxicação.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que a pimenta branca faia mal a saúde

    ResponderExcluir
  3. Comentário de Enzo Manfron:
    Ingrediente: Sal. Não sabia que o sal havia a função de preservar os alimentos!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que o corante poderia ser um xarope, uma tintura, um batom etc... Os riscos também são muito interessantes.

    ResponderExcluir
  5. cúrcuda eu não conhecia mas achei legal pois é um tempero.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante os riscos a saúde sobre o corante

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo Casagrande27 de agosto de 2014 19:36

    Eu não imaginava que a cebola pode prevenir câncer.

    ResponderExcluir
  8. Achei muitisimo interessante e que não sabia, que a Cebola podia prevenir o câncer

    ResponderExcluir