Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

COCA-COLA X SAÚDE

Aluno: Matheus Foscarini  

Ingredientes: Agua gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV acidulante INS 338 e aroma natural.

 Agua Gaseificada:



Formula: H2CO


 

Riscos a saúde:
Existe uma preocupação geral de que as águas com gás têm alguns efeitos negativos para a saúde como, por exemplo, o enfraquecimento dos ossos e a corrosão do tecido de revestimento do estômago. Apesar de tudo, o consumo excessivo de água gaseificada (por exemplo, se a beber como bebe água de mesa) pode agravar o síndrome do intestino irritável, devido ao CO2, que pode causar inchaço e flatulência. Se verificar este tipo de problemas, páre ou diminua o consumo


Utilidades:
Agua com gás, refrigerantes e etc.

 Açúcar:



Formula: C12H22O11
Existem vários tipos de açúcar mas oque agente usa e chamado “sacarose”





Riscos a sáude:        
Um estudo divulgado nesta semana por pesquisadores da Universidade da Califórnia adicionou mais um prejuízo à saúde ao vasto repertório de problemas trazidos pelo consumo de açúcar: além de aumentar os riscos de doenças como o diabetes tipo 2, ele também pode atrapalhar o aprendizado e a memória. Pesquisadores conseguiram porvar em laboratório que o alto consumo de frutose, um tipo de açúcar, diminuiu o número de conexões entre as células nervosas de ratos.

Utilidade:
O açúcar tem utilidade quase em tudo, o açúcar e um dos principais ingrediente para sua comida, bebida, remédios e etc.

 Extrato de Noz de Cola:



Formula:
Não a uma formula química para o extrato de noz de cola.


Riscos a Saúde:
Não a malefícios a saúde mas sim benefícios A noz de cola é um forte estimulante. Como o café, a noz de cola estimula e mantém-te acordado. Aumenta o poder de resistência e diminui o apetite. Melhora a concentração, aclara o cérebro, tem forte efeito afrodisíaco. Impulsiona as tuas capacidades normais como, por exemplo, o trabalho, esporte, dança e sexo. Devido à descarga de energia que provoca no corpo de várias maneiras é usada como emagrecedor. Tem ação estimulante, regularizadora da circulação. Atua como poderoso tônico revigorante (talvez o mais poderoso da natureza). É um excitante do sistema nervoso e muscular. Usada também como anti-diarréica, nos casos de anemia, convalescença de doenças graves, problemas estomacais e certas enxaquecas e, sobretudo nas perturbações funcionais do coração.

Utilidades:
Como vitalizador: uma ou duas colheres (chá) de noz de cola misturadas com café, chá preto, chá verde, chocolate quente ou coca-cola, dá-te mais vitalidade.
Como energético diário e emagrecedor: se procuras um energético completo (para corpo, mente e alma) e um eficiente emagrecedor, basta misturar 2-3 colheres (chá) de noz de cola com chá verde quente adoçado com mel e um toque de cravo da índia. Desejará esta bebida todos os dias.
Como energético: para um verdadeiro impulso energético toma 3 ou 4 colheres de chá misturadas com as opções já citadas. Com doses mais altas não conseguirás permanecer quieto.


 Cafeina:




Formula: C8H10N4O2



Riscos a saúde:
A maioria dos estudos que relata a relação da saúde com a cafeína são baseados no café. Isto torna difícil de distinguir os efeitos da cafeína no café e numa bebida em geral.
 O consumo moderado de cafeína por dia, até 300 mg, ou seja o equivalente a 3 chávenas de café, geralmente não representa um risco para a saúde, desde que se disponha de alguns hábitos de vida saudáveis (dieta, consumo de álcool, tabaco e exercício).

Doença cardiovascular

Durante décadas, a cafeína tem despertado interesse no estudo das doenças cardiovasculares, pois está relacionada com alterações nos lípidos sanguíneos, pressão arterial, arritmias e outros transtornos das funções cardíacas. Embora o consumo moderado da cafeína não esteja frequentemente relacionada a um aumento do risco de doença cardíaca, sem nenhuma condição médica associada, não se pode excluir totalmente em casos de elevado consumo. Um elevado consumo deste ingrediente alimentar está estritamente vinculado a um excessivo consumo de café, que está muitas vezes associado a outros factores que influenciam o desenvolvimento destas doenças – por exemplo, o tabaco, a inactividade física, o consumo de gorduras saturadas e de álcool.

 Utilidades:


Café (280 ml).............................................................. 230 mg
Café descafeinado ..................................................... 1 - 5 mg
Café preparado por percolação ............................. 40 - 170 mg
Café preparado por gotejamento ........................... 60 - 180 mg
Café solúvel .......................................................... 30 - 120 mg
Chá preparado ...................................................... 20 - 110 mg
Chá instantâneo ...................................................... 25 - 50 mg
Chocolate ................................................................. 2 - 20 mg
Coca Cola ...................................................................... 45 mg
Diet Coke ...................................................................... 45 mg
Pepsi Cola ............................................... .......................40 mg
Refrigerantes diversos (cola e graraná - 330ml) ........... 2 - 20 mg
Medicamentos analgésicos, diuréticos ..................... 30 - 200 mg
Remédios para resfriados e alergias .......................... 30 - 100 mg


 Caramelo IV:




Formula: C24H13O13



Riscos a saúde:
Segundo o especialista, o caramelo IV está relacionado ao câncer de pulmão, esôfago e sangue. A bebida, vendida no Brasil, tem 67 vezes mais quantidade desta substância que a Coca-Cola vendida na Califórnia, nos Estados Unidos.

Utilidades:
De acordo com o toxicologista Anthony Wong, foi detectado uma quantidade exagerada do corante caramelo IV, uma substância que dá cor e sabor ao refrigerante.

 Acidulante INS 338:
Não a fotos do acidulante.

 Formula: H4PO4



Riscos a Saúde:
Causa riscos a saúde bocal.

 Utilidades:
Acidulante: Regula a doçura do açúcar, realça o paladar e baixa o pH da bebida, inibindo a proliferação de microorganismos. Todos os refrigerantes possuem pH ácido (2,7 a 3,5 de acordo com a bebida). Na escolha do acidulante o fator mais importante é a capacidade de realçar o sabor em questão 

4 comentários:

  1. Não imaginava que a água com gás causa o enfraquecimento dos ossos e a corrosão do tecido de revestimento do estômago

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante, pois não sabia que a água gaseificada causa-se enfraquecimento dos ossos e a corrosão do revestimento do estômago.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que a Cafeina podia dar uma Doença cardiovascular

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante o caramelo IV, que pode causar câncer no pulmão.

    ResponderExcluir