Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Saúde x Toddy

Série: 8ª                                                
Aluno (a): Bianca Fontana

1-Ingredientes:

- Açucar:                                                           Fórmula: C6H12O6
                                                                                                     


Riscos à saúde: Obesidade: através de uma reação bioquímica, o excesso de açúcar ingerido pode ser transformado em gordura e estocado, gerando obesidade, a qual representa uma porta de entrada para inúmeras doenças. Diabetes: toda vez que o açúcar é ingerido, ocorre um aumento da glicemia (nível de açúcar no sangue); a isso, o organismo responde liberando insulina (hormônio responsável por colocar a glicose dentro da célula). Como é o pâncreas que produz a insulina, pode ocorrer sobrecarga pancreática, podendo ocasionar insuficiência ou falência desse órgão, facilitando o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Resistência à insulina é outra possível consequência da ingestão excessiva de açúcar.

Utilidade: fazer doces, adoçar bebidas, caramelizar.
  
- Cacau:                                                          Fórmula: C7H8N4O2



Riscos à saúde: O chocolate quanto mais   claro significa que teve maior  adição de leite e açúcar, o que deixa o produto muito gorduroso, calórico e prejudicial à saúde. Aumenta o colesterol;
Aumenta o nível de gordura no sangue;
• Irrita o estômago e a mucosa do intestino;
• Causa sensação de estar de estômago cheio;
• Causa irritação da pele;
• Causa enxaqueca.

Utilidade: é um fruto que pode ser usado como planta medicinal para tratar problemas cardiovasculares e relacionados com o sistema nervoso.
O cacau serve para estimular o sistema nervoso e tratar hipertensão, doenças cardíacas e insônia. É ainda considerado afrodisíaco e diurético.
Extrato de Malte:                                                                         Fórmula:



Riscos à saúde: o extrato de malte são derivados da cevada. Por uma questão de segurança, o celíaco deve excluir de sua alimentação todos os produtos alimentares que contenham o malte ou extrato de malte.

Utilidade: A adição do extrato de malte xaroposo ou em pó na laboração de produtos de panificação contribui para o aumento da doçura, concentração de sais minerais e proteínas solúveis, e condicionamento da massa. Além disso, promove aumento na atividade da levedura, o que acelera o processo aumentativo; adiciona sabor e aroma ao produto final, e promove maior tenção
de gases, aumento de volume e redução do tempo de forno.

- Sal:                                                                 Fórmula: NaCl  



Riscos à saúde:  A pressão arterial, recentemente autoridades americanas estão pedindo que seu uso seja diminuído. O grau de sensibilidade ao sal é diferente entre as pessoas. As mulheres, de modo geral são mais "protegidas" contra os efeitos do sal até a menopausa. Depois disso seu risco é até maior que aos homens.

Utilidade: Segundo a história, o sal começou a ser utilizado na culinária para aproveitar seu poder esterilizador, e conservar a comida, impedindo a reprodução de bactérias e consequentemente aumentando o tempo de duração dos alimentos.


Soro de Leite em Pó:                                       Fórmula:



Riscos à saúde: Cabe ressaltar, que o leite em pó integral é o primeiro produto a ser analisado através da parceria, entre o Inmetro e o Ministério da Agricultura e do Abastecimento – MAA, para análise em produtos alimentícios de origem animal. A parceria no esclarecimento à população sobre a qualidade de produtos de origem animal e a articulação com o setor produtivo, objetivando a melhoria contínua da qualidade destes produtos.

Utilidade: Este produto é comumente usado em produtos de panificação e confeitaria, chocolate, queijo, sorvete, iogurte, entre outros.


Leite desnatado em pó:                                   Fórmula: 



Riscos à saúde: Oxisteróis são derivativos oxidados do colesterol, importantes em muitos processos biológicos, inclusive na homeostase do colesterol, metabolismo dos esfingolipídios, agregação paquetária, apoptose e prenilação das proteínas. Infelizmente, o consumo de oxisteróis está sendo responsabilizado como condutor sub-reptício de doenças cardiovasculares. Alimentos processados em demasia, expostos ao ar e calor resultam em desenvolvimento de oxisteróis danificadores, os culpados nas dietas ricas em colesterol e associados com aterosclerose. Relata-se que os leites em pó comerciais possuem, em geral, baixos níveis de oxisteróis.

Utilidade: O leite em pó é usado com frequência na manufatura de fórmulas infantis, confecções como chocolate e caramelos, produtos de confeitaria, petiscos e sopas, sorvete, produtos nutricionais para inválidos, atletas, uso hospitalar, em receitas onde a adição do leite fluido tornaria o produto final muito ralo para ser usado. O leite em pó é também amplamente utilizado em vários doces.

Estabilizantes:                                                  Fórmula: Na5P3O10



Riscos à saúde: De acordo com a Anvisa, “embora sob o ponto de vista tecnológico haja benefícios alcançados com a utilização de aditivos alimentares, existe a preocupação constante quanto aos riscos toxicológicos potenciais decorrentes da ingestão diária dessas substâncias químicas”.

Utilidade: O estabilizante dá ao sorvete corpo e textura suaves, retardando a formação de cristais de gelo durante as oscilações térmicas, além de dar uniformidade aos alimentos.


Lecitina de Soja:                                    Fórmula:



Riscos à Saúde: A lecitina de soja é um produto natural e possui grau Alimentício. O contato prolongado depende da sensibilidade de cada pessoa; o que pode causar alergias ou irritações.
Utilidade: Como a doença cardíaca é a principal causa de mortes de homens e mulheres, a lecitina é outra maneira da natureza nos ajudar a manter nosso coração saudável. A lecitina tem vários papéis na saúde cardíaca, incluindo a redução dos níveis de colesterol total e LDL. A colina fornecida pela lecitina pode ajudar a reduzir altos níveis de homocisteína no sangue – que podem estar associados a danos nas artérias. Além disso ela também ajuda o fígado e a saúde mental.



Aromatizantes:                           


Fórmula:
Antranilato de metila:
H2N-C4H6-COO-CH3

Aceto de Petila: CH3-COO-C2H5

Etanoato de butila: CH3O-COO-C4H9

Butanoato de etila: CH3-COO-C2H5

Metanoato de etila: CH3-COO-C2H5


Acetato de propila: C5-H10-O2

Riscos à Saúde: No entanto, um único aromatizante artificial pode ser uma combinação de vários produtos químicos, muitos dos quais são derivados de petróleo, podendo causar problemas como coceiras, alergias e tonturas em alguns indivíduos. Alguns aromas artificiais podem também afetar o RNAtireóide e os níveis da enzima no sangue. Portanto, é muito importante estar informado na embalagem do produto o tipo de aromatizante utilizado, seja ele natural ou artificial.



Utilidade: Os aromatizantes artificiais são os mais comumente utilizados, principalmente na indústria alimentícia, devido ao alto custo dos extratos naturais como também pela dificuldade de encontrá-los.  Um exemplo é o aroma de coco natural, que depende de uma substância química chamada lactone massoia, que é tirada da casca da árvore Massoia, que cresce na Malásia. Todo o processo da extração deste produto natural levaria tempo e dinheiro.  Este aroma tem sido substituído por uma alternativa sintética que é mais acessível e prática para os fabricantes.

6 comentários:

  1. Nao sabia que o sal alterava a pressão arterial

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que os estabilizantes dão o corpo ao sorvete.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que os aromatizantes artificiais eram usados principalmente pela industria alimentística

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que a Lecitina de Soja era natural

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que a lecitina de soja é um produto natural e possui grau Alimentício.

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante como a doença cardíaca é a principal causa de mortes de homens e mulheres, a lecitina de soja é outra maneira da natureza nos ajudar a manter nosso coração saudável.

    ResponderExcluir