Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bolacha Maria Germani x Saúde

Aluno: Fabiano Bordin Juanazzi

Disciplina: Ciências


Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal hidrogenada, amido de milho, fermentos químicos: bicarbonatos de sódio e amônio, sal, aromantizante e estabilizante: lecitina de soja
a)    Farinha de trigo:                                                       



Fórmula: ácido fólico:



Fórmula: ferro –
*Riscos á saúde : traz riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas, além de prejudicar o funcionamento do intestino.
*utilidade: bastante utilizada na panificação, produção de pães, sem ela não é possível fabricar pães.

 Açucar:                                           



 Fórmula:




·         Riscos á saúde: Rico em calorias e pobre em nutrientes, motivos pelos quais devemos restringir ainda mais seu consumo. O excesso é a causa de uma série de problemas, muito além das cáries. A obesidade já é considerada uma questão de saúde pública, tamanha a quantidade de pessoas que sofrem da doença.
·         Utilidade: serve basicamente para fazer doces, adoçar bebidas, adoçar comidas, etc. E além disso existem algumas utilidades para o açúcar alternativas, por exemplo: As plantas precisam de energia para durarem mais, e por isso o açúcar é um ótimo alimento para elas.  Dissolva 3 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de vinagre branco em 250ml de água morna. Deixe esfriar. Corte diariamente a pontinha dos talos e deixe-os imersos nesse líquido. O vinagre ajuda a prevenir o desenvolvimento de bactérias na água. Essa água deve ser trocada a cada 2 dias.

b)    Gordura vegetal hidrogenada:               



Fórmula:




·         Riscos á saúde: ou simplesmente GVH pode causar diversos tipos de doenças:  doenças cardiovasculares, doenças do fígado, doenças do sistema nervoso central, problemas de comportamento (como agressividade ou distúrbios de atenção), diabetes, alguns tipos de câncer (como a câncer de mama), e muito mais.
·         Utilidade: utilizada na produção de  biscoitos, bolos, chocolates, sorvetes, margarinas, salgadinhos, empanados, comidas de fast-food, coberturas, molhos de salada, maionese, rocamboles, cookies e rosquinhas.

c)    Amido de milho:                                            



Fórmula:






·         Riscos á saúde: É um dos componentes da droga chamada crack, onde entra como um aditivo à pasta de cocaína. É utilizado no tratamento radiológico de contaminados por Urânio.
·         Utilidade: Alimentos em pó, alimentos processados, biscoitos, confeitos, doce de leite, fermento químico, massas e molhos.

d)    bicarbonatos de sódio e amônio:
sódio:                                  




  fórmula bicarbonato de sódio:





·         Utilidades: O bicarbonato de sódio é útil em quase tudo. Pode ser usado umas pitadas em cima do creme dental, ajuda a branquear os dentes. Usa-se também em bolos junto do fermento, etc.

Amônio:                  



Fórmula do bicarbonato de amônio:



 

·         Utilidades: Além da fabricação de bolachas e bolos, também usa-se em pilhas secas, acabamento de metais, na preparação de algodão para ser tingido e pintado

·         Riscos á saúde dos bicarbonatos de sódio e amônio: Seu uso contínuo destrói o equilíbrio ácido-base do organismo causando alcalose metabólica. Também causa problemas em cardíacos e em pessoas de pressão alta.

e)    Sal:


Fórmula:
Uma base e um ácido: forma-se um sal e água. Por exemplo:
2NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O
Um metal e um ácido: forma-se um sal e hidrogênio. Por exemplo:
Mg + H2SO4 → MgSO4 + H2
Um óxido ácido e um óxido básico: forma-se um sal. Por exemplo:
CO2 + CaO → CaCO3

·         Utilidade: além de salgar os alimentos, isto é, dando ‘’sabor’’ a ele, o sal também tem outras funções inusitadas como por exemplo: Para restaurar as cores do seu carpete, é necessário limpar com um pano ou escova umedecida em uma solução de 1 xícara (chá) de sal dissolvido em 3 litros de água e deixe secar naturalmente.
·         Riscos á saúde: O consumo de sal é importante, mas sem exagero – principalmente quando responsável por alterações da pressão sanguínea (que depende de fatores físicos e genéticos), como a hipertensão.



f)     lecitina de soja:                             

Formula inexistente





·         Utilidades: Entre os benefícios da lecitina da soja estão o controle do colesterol, regulação da produção hormonal, regularização da menstruação, emagrecimento, minimização dos sintomas da menopausa e combate à dor de cabeça. A lecitina de soja também é utilizada na indústria alimentícia como emulsificante, impedindo a água e a gordura de se separarem nos alimentos. Pode ser encontrada em margarinas, chocolates, cereais e alimentos assados.
·         Riscos á saúde: Embora não tão comum quanto alguns outros efeitos colaterais, usuários da lecitina de soja podem apresentar uma reação alérgica severa a esse produto.

Um comentário:

  1. Nossa não sabia que a gordura vegetal podia causar tantos riscos a saúde como: doenças cardiovasculares, doenças do fígado, doenças do sistema nervoso central, problemas de comportamento (como agressividade ou distúrbios de atenção), diabetes, alguns tipos de câncer (como a câncer de mama), e muito mais.

    ResponderExcluir