Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

REFRIGERANTE MARABÁ X SAÚDE

Franciéli          Aluno: Lucas Bordin
           Série: 8°                       Turma: 81

                                INGREDIENTES:
1. Água Carbonatada.



Fórmula Química: H2CO3

Riscos à Saúde:

O corpo humano é composto de 60% de água. Ela participa de praticamente todos os processos orgânicos: da regulação da temperatura ao bom funcionamento do cérebro e dos músculos, portanto, segundo especialistas, é vital para nossa saúde, bebermos de 1 a 2 litros de água por dia para auxiliar o funcionamento do nosso organismo e também para hidratação do corpo.

Para quem não é muito fã de beber água, uma boa opção, é tomar água com gás que além de ser uma excelente forma de manter a forma e hidratar, proporciona prazer em tomar algo saudável e gostoso com zero caloria.

Apesar de ser vista com certa desconfiança e ser confundida com refrigerante, pois ambos possuem gás — muitas pessoas acreditam que após beberem água com gás ficam um pouco inchadas e, portanto, optam por eliminá-la do seu cardápio diário.

A água gasocarbónica comumente conhecida por "água com gás" apresenta características químicas que durante muitos anos foram utilizadas para combater as indisposições digestivas.

Atualmente evidenciam-se outras potencialidades visto que estas águas são ricas em vários elementos saudáveis, podendo ser consumidas em qualquer momento. As suas propriedades advêm do fato destas estarem protegidas da poluição e de outros fatores externos, uma vez que circulam profundamente no subsolo percorrendo zonas rochosas, o que lhes permite incorporar no seu percurso vários minerais.


Segundo especialistas, água com gás não incha e pode, sim, substituir a comum — contanto que não seja a única fonte de hidratação do dia — porém, convém ressaltar que em excesso, ela pode irritar a mucosa do estômago de pessoas pré-dispostas a problemas gastrintestinais.

Alguns estudos apontam que a água com gás pode ser mais benéfica ao organismo do que a sem gás. Um deles, publicado no Journal of Nutrition, tinha como objetivo testar os benefícios da água (com ou sem gás) em um grupo de 
mulheres. O grupo foi dividido em dois: as que tomariam a água com gás e as que tomariam água sem gás.

As mulheres foram submetidas a vários exames, incluindo pressão arterial e colesterol. Comparado ao grupo que bebeu água sem gás, as que beberam a água com gás tiveram significativa redução do colesterol (LDL), que é geralmente associado a doenças cardíacas.

A verdade é que assim como a água sem gás, a gaseificada não tem calorias e, portanto, não engorda e pode ser benéfica à saúde e, para algumas pessoas beber água com gás é mais “saboroso” e também pode ser considerado um costume "mais refinado".

Utilidade do Produto:Tomar refrigerante pode dar dor de estômago, mas a água com gás não lhe trará tanto mal quando o assunto for esse. E há alguns estudos que mostram que beber água com gás pode até aliviar a indigestão. E pode ser pelo fato de fazer as pessoas arrotarem, o que diminui a sensação da pressão abdominal. Mas para quem sofre com refluxo, isso pode piorar ainda mais o quadro, e essas bebidas devem ser evitadas. Beber água com gás pode sim ajudar a manter-se hidratado e até ajudar no funcionamento intestinal (por ajudar na hidratação do bolo fecal), podendo ser uma alternativa ao “desmame” do consumo de refrigerantes para os amantes da bebida.

Utilidade do Produto: É utilizada nos refrigerantes e água com gás.

2. Extrato de Cola:




Fórmula Química:   



Riscos à Saúde: Noz-de-cola: planta "medicinal" com ação estimulante devido à cafeína, ela é indicada, por exemplo, em caso de fadiga  e geralmente encontrada em cápsulas.

Utilidade do Produto: A noz de cola é o núcleo da semente de uma grande árvore africana (Cola nítida) cultivada para fins comerciais pelo mundo inteiro, especialmente na Nigéria, no Sri Lanka, na Indonésia, no Brasil e noutras partes da América do Sul. É extremamente popular entre os habitantes como uma substância estimulante que contém cafeína. As nozes são comidas inteiras ou moídas em pó e misturadas com líquidos para preparar bebidas. A noz de cola é hoje em dia um ingrediente da Coca-Cola.

3. Corante de Caramelo:



Fórmula Química:



Riscos à Saúde: O corante caramelo, usado em refrigerantes como Pepsi, Coca-Cola e outros alimentos, pode estar contaminado com dois produtos químicos causadores de câncer e deve ser proibido, de acordo com uma petição de regulamentação apresentada pelo Center for Science in the Public Interest - Centro para Ciência no Interesse Público - (CSPI), dos Estados Unidos.

Utilidade do Produto: É utilizado na produção de Refrigerantes como Pepsi, Coca-Cola e outros tipos de refrigerantes.

4. Conservador Benzoato de Sódio:



Fórmula Química:
 C6H5COONa.

Riscos à Saúde: Duas substâncias contidas em várias marcas de refrigerantes e sucos, por interagirem, podem formar o benzeno, um composto tóxico cancerígeno detectado em amostras desses produtos em vários países.

Utilidade do Produto: utilizado em refrigerantes, sucos, geléias, margarinas, bebidas, aditivo anti fermentação para vinhos, suco à base de cana de açúcar e cidra, na área cosmética e formulações dentais e em empresas de embutidos.

5. Edulcorante Aspartame:



  
Fórmula Química:



Riscos à Saúde: Os edulcorantes são substâncias utilizadas na substituição da sacarose (açúcar) com maior poder de adoçar, com o objetivo de reduzir o valor calórico dos alimentos e bebidas dietéticas. São utilizados por indivíduos com diabetes, obesidade ou pelos que querem controlar o peso.

Utilidade do Produto: O aspartamo ou aspartame é um aditivo alimentar utilizado para substituir o açúcar comum e foi criado em 1965 pela empresa americana G.D. Searle & Company, é comprada posteriormente pela Monsanto. Ele tem maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e é menos denso.

6. Edulcorante Ciclamato:



Fórmula Química: Na(C6H11NHSO2O)
Riscos à Saúde: O ciclamato foi descoberto em 1937 e aprovado como aditivo alimentar, na função de edulcorante, pela U.S. Food and Drug Administration (FDA) em 1949. No Brasil, essa substância começou a ser produzida em 1977. O ciclamato é aproximadamente 30-40 vezes mais doce que a sacarose e pode ser comercializado sob a forma de cristais brancos ou como pó cristalino e sem odor.
Utilidade do Produto: É usado como adoçante artificial não calórico em diversos alimentos e bebidas, e na indústria farmacêutica. É numerado comoaditivo alimentar com o Número E "E952". É mais estável que o aspartame e a sacarina, podendo por isso ser levado a altas e a baixas temperaturas.

  
7. Acidulante ácido Fosfórico:

Fórmula Química:



Riscos à Saúde: Em alguns dos rótulos cita o cloreto de sódio (NaCl) como ingrediente, em outros não é citado. O NaCl contribui na alteração da pressão sanguínea. Quando se trata de refrigerantes zero e light, além dos ingredientes normais, são adicionados edulcorantes para substituir a sacarose e/ou glicose.
Utilidade do Produto: Indústria de fertilizantes, indústria de produção de sal mineral para alimentação animal, formulação de detergentes, decapante, refrigerantes.

8. Cafeína:



Fórmula Química: C8H10N4O2

Riscos à Saúde: A cafeína atinge a corrente sanguínea passados 30 a 45 minutos do seu consumo. De seguida, distribui-se pelos líquidos corporais, para depois ser metabolizada e expulsa da pela urina. A média de semi-vida da cafeína no organismo é de 4 horas (as estimativas variam entre 2 a 10h). Durante a gravidez, esta reduz a sua velocidade de metabolização e os seus níveis mantêm-se durante mais tempo.
Utilidade do Produto: Protege as plantas dos insetos que se alimentam destas. O teor médio de cafeína por 150 ml (uma taça) de café tostado é utilizada também em cafés.
9. Edulcorante Sacarina:
Fórmula Química: C7H5NO3S.
Riscos à Saúde: Alguns testes feitos em camundongos resultaram em câncer na bexiga dos animais. Não é comprovado o risco em seres humanos, mas os estudos com animais incentivaram a proibição dos edulcorantes em alguns países e sua restrição no Brasil.

Utilidade do Produto: Substitui o Açúcar Branco para evitar a diabete, obesidade, etc.

8 comentários:

  1. Comentário de Enzo Manfron:
    Ingrediente: Cafeina. O que mais me chamou a atenção, na cafeina, foi que o estudo feito em camundongos resultou em câncer na bexiga, mas também, pode resultar num câncer em nós seres humanos!

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante o fato da cafeína poder chegar na sua corrente sanguínea em 30 a 45 minutos depois do ingerimento da mesma.

    ResponderExcluir
  3. achei interessante a água pois esta bem explicada

    ResponderExcluir
  4. A noz de caramelo pode causar câncer e eu nao sabia interessante! !

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante o edulcorante aspartame porque são utilizados na substituição da sacarose.

    ResponderExcluir
  6. Achei legal saber que o Edulcorante Aspartame também causa diabetes

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que a noz de cola é o núcleo da semente de uma grande árvore africana.

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante pois, não sabia que a nós-de-cola é uma planta medicinal, usada com ação estimulante.

    ResponderExcluir