Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Nescau

Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael

Luana               Turma: 81             

Ingredientes: açúcar, cacau em pó, maltodextrina,minerais(cálcio e ferro)vitaminas(A,B1,B2,niacina,B6,B12,acido pantotênico e biotina)emulsificante lecitina de soja,aromatizantes e antioxidade acido ascórbico.Contem Glúten e traços de leite.


Açúcar:



Formula química: Sua fórmula molecular é C12 H22 O11. Este açúcar é um resultado da união de uma frutose e uma glicose.



Riscos a saude: O açúcar refinado é de fácil digestão, caindo rapidamente no sangue e liberando um hormônio chamado insulina que transforma o açúcar em gordura e retira-o logo do sangue, provoca a hipoglicemia (falta de açúcar), manifestada por sintomas como a sonolência, cefaléia, a tensão nervosa e a irritabilidade. Os açúcares existentes nos alimentos dispensam o uso do açúcar refinado.
Utilidade: Visível em pedaços e em pó ou invisíveis nos bolos, balas, refrescos e outros.



Cacau em pó:



Formula química: cacau contém mais magnésio do que qualquer outro alimento. Magnésio é um dos grandes minerais alcalinos. Ele auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo (combate a constipação digestiva). É também importante para o desenvolvimento da estrutura óssea. Provavelmente uma das primeiras razões para o desejo das mulheres durante o ciclo menstrual. Magnésio contribui para o balanço químico do cérebro, construção óssea e é associado com o aumento da felicidade. Mais de 80% dos povos americanos são cronicamente deficientes em magnésio! Cacau tem magnésio suficiente para reverter a ausência deste mineral.



Riscos a Saúde: O pó de cacau pode ser usado por mais de barras de chocolate. Ele tem muitos benefícios de saúde em várias funções do corpo, permitindo que muitas pessoas apreciam o chocolate sem comprometer a sua saúde.
Utilidade:usado em chocolates

Maltodextrina:




Formula Química: C6nH(10n+2)O(5n+1)



Riscos a Saúde:Se você tomar em excesso pode engordar .
Utilidade: A maltodextrina irá repor toda a energia gasta durante a atividade física, melhorar o desempenho e também retardar a fadiga (cansaço), pois ela irá fazer a liberação gradual de glicose para o sangue. A maltodextrina é facilmente absorvida pelo corpo, mas é metabolizada de maneira lenta e constante, para que seu consumo lhe proporcione uma energia extra para a prática de esportes e exercícios físicos, e engorda.
Minerais
Calcio:
Ferro:
Vitaminas
A:
B1: Deficiência de vitamina B1 causa beribéri. Sintomas dessa doença do sistema nervoso central incluem perda de peso, distúrbios emocionais, percepção sensorial prejudicada, fraqueza e dor nos membros, períodos de batimento cardíaco irregular e edema. Em casos avançados pode ocorrer insuficiência cardíaca e morte. A deficiência crônica de vitamina B1 também causa a síndrome de Korsakoff, uma psicose irreversível caracterizada por amnésia e confabulação.
Formula Quimica:



B2: A falta de vitamina B12 causa ariboflavinose. Os sintomas podem incluir rachaduras na boca, alta sensibilidade à luz solar, estomatite angular, inflamação da língua, dermatite seborréica, pseudo-sífilis, faringite, hiperemia  aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local) e edema da faringe ou mucosa oral.
Formula Química:



Niacina: A niacina, também conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico, é uma vitamina hidrossolúvel cujos derivados (NAD+, NADH, NADP+ e NADPH) desempenham importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. A designação "vitamina B3" também inclui a amida correspondente, a nicotinamida, ou niacinamida.
Formula química:



Utilidade: Outras funções da niacina incluem remover substâncias químicas tóxicas do corpo e auxiliar a produção de hormôniosesteroides pelas glândulas supra-renais, como os hormônios sexuais e os relacionados ao estresse.

B6: Deficiência de vitamina B6 pode ocasionar anemia, depressão, dermatite, hipertensão, retenção de líquidos e níveis elevados de homocisteína, a qual é fator de risco para doenças isquêmicas do coração e outras desordens vasculares.
Formula química:



B12: A falta de vitamina B12 pode causar anemia macrocítica, níveis elevados de homocisteína, neuropatia periférica, perda de memória e outras deficiências cognitivas.

Formula química:



Acido Pantatênico: A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico ou pantotenato (íon proveniente do ácido pantotênico) é umavitamina que ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress e no metabolismo das proteínas, gorduras eaçúcares.
B5: Falta de vitamina B5 pode resulta em parestesia (sensações cutâneas subjetivas), embora isso seja incomum.
Fórmula Química:



Biotina: A biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, é umamolécula da classe das vitaminas que funciona como uma coenzima. Muito confundida com a colina. Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos. Ela age diretamente na formação da pele e indiretamente na utilização dos hidrato de carbono (açúcares eamido) e das proteínas. Tem como principal função neutralizar o colesterol. É uma vitamina hidrossolúvel.
Formula química: C10H16O3N2S.



Lecitina de soja:
A lecitina é a designação dada a uma mistura de glicolípidos, triglicéridos e fosfolípidos (por exemplo: fosfatidilcolina, fosfatidiletanolamina e fosfatidilinositol). Contudo, em bioquímica, o termolecitina é, usualmente, utilizado como sinónimo de fosfatidilcolina pura - um fosfolípido que constitui o principal componente da fracção fosfatada que se obtém da gema de ovo (em grego: lekithos - λεκιθος, de onde deriva o nome do composto) ou de grãos de soja, de onde é extraída por meios mecânicos ou químicos, utilizando hexano.
A lecitina é comercializada, em elevado grau de pureza, como suplemento alimentar e para uso médico.
Formula química:



Emulsificante: Os emulsificantes em geral apresentam um segmento de sua molécula com propriedades hidrofílicas e outro segmento lipofílico, servindo por isso, para compatibilizar a mistura de água com óleos, fazendo pontes entre esses componentes, formando emulsões; esses compostos também são conhecidos como “surfactantes” (do inglês surfactant), “tenso-ativos”, “hipotensores” ou “emulsificantes”. Alguns importantes agentes emulsificantes são os sabões, detergentes, goma arábica, saponinas, óleos sulfonados, lecitinas, proteínas entre outros. Emulsão é a mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles (a fase dispersa) encontra-se na forma de finos glóbulos no seio do outro líquido (a fase contínua), formando uma mistura estável.
Exemplos de emulsões incluem manteiga e margarina, maionese, café expresso e alguns cosméticos. As emulsões mais conhecidas consistem de água e óleo. 



Aromatizante: Os aromatizantes são compostos naturais (origem animal ou vegetal) ou artificiais (sintéticos) que dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis (alimentos industrializados) e odor aos produtos não comestíveis (cosméticos, aromatizador de ambientes, etc.).
Os aromatizantes podem ser naturais, artificiais ou uma mistura dos dois. Os naturais são substâncias obtidas por processos físicos, enzimáticos ou microbiológicos, como também a partir de matérias-primas aromatizantes naturais, que são os produtos de origem animal (carnes, frutos do mar, aves, ovos, laticínios, etc.) e vegetal (sumo de fruta, legumes, suco de vegetais, ervas, cascas, brotos, raízes, folhas, etc.), que podem ser utilizados no seu estado natural ou processados.  São exemplos de aromatizantes naturais os óleos essenciais, extratos, bálsamos, oleoresinas ou oleogomaresinas, e substâncias aromatizantes naturais isoladas.  Já os aromatizantes artificiais são substânciassintetizadas quimicamente em laboratório, como por exemplo, o aromatizante etil-vanilina (aroma imitação de baunilha).
Formula química: 



Riscos a saúde: Dão a sensação de que o alimento é mais “gostoso”, já que aumentam o sabor e o cheiro artificial, como em salgadinhos chips que apresentam sabores variados artificiais como frango e churrasco.



 Antioxidante: O antioxidante é um tipo de substância que evita a formação de radicais livres no organismo. Existem os antioxidantes naturais, que são as vitaminas encontradas nos alimentos ou os suplementos vitaminicos e de minerais e oligoelementos que atuam comoantioxidantes sintéticos orais, quando a ingestão de frutas e legumes não é ideal.
Os radicais livres favorecem o envelhecimento celular e os antioxidantes combatem esta ação reduzindo a velocidade  do envelhecimento do organismo.

Para que serve: Para que serve o antioxidante:

O consumo de alimentos ricos em antioxidantes protegem o corpo da ação dos radicais livres, proporcionando mais saúde. Eles podem ser encontrados em frutas, vegetais, legumes e cereais. Principalmente nos alimentos que são fontes de vitamina A, C, E e selênio, que são os principais antioxidantes presentes nos alimentos.



Acido Ascórbico: O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reacções bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. Em gêneros alimentícios é referido pelo número INS 300.
 Utilidade:O ácido ascórbico(Vitamina C) é um sólido cristalino de cor branca, inodoro,hidrossolúvel e pouco solúvel em solventes orgânicos. O ácido ascórbico presente em frutas e legumes é destruído por temperaturas altas por um período prolongado. Sofreoxidação irreversível, perdendo a sua atividade biológica, em alimentos frescos guardados por longos períodos.

Formula química:


8 comentários:

  1. Não sabia que a maltodextrina tem grande utilidade de repor toda a energia gasta durante a atividade física, melhorar o desempenho e também retardar a fadiga.

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Enzo Manfron:
    Ingrediente: Maltodextrina. Se repõem todas as energias e é tão poderoso assim, com certeza deve fazer muito mal à saúde!

    ResponderExcluir
  3. Sobre o ácido ascórbico, eu não sabia que ele era uma vitamina e nem que ele pode ser usado em moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. E também sua utilidade que pode ser encontrado em frutas, muito legal!

    ResponderExcluir
  4. achei muito interessante o cacau pois é muito bom e eu n sabia q tinha todos esse riscos

    ResponderExcluir
  5. O Maltodextrina é importante porque também evita a fadiga

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que existia Niacina, não sabia que remove substâncias químicas tóxicas do corpo.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber o que é o Maltodextrina, nunca tinha ouvido falar nele

    ResponderExcluir