Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Chocolate KitKat X Saúde

Aluna: Stéfani Tonet

Série: 8° série                                                                   Turma: 81

Ingredientes:

A)     Açúcar:



Formula Química: C6H12O6.
Riscos á saúde:
 Obesidade: através de uma reação bioquímica, o excesso de açúcar ingerido pode ser transformado em gordura e estocado, gerando obesidade, a qual representa uma porta de entrada para inúmeras doenças.
Diabetes: toda vez que o açúcar é ingerido, ocorre um aumento da glicemia (nível de açúcar no sangue); a isso, o organismo responde liberando insulina (hormônio responsável por colocar a glicose dentro da célula). Como é o pâncreas que produz a insulina, pode ocorrer sobrecarga pancreática, podendo ocasionar insuficiência ou falência desse órgão, facilitando o desenvolvimento do diabetes.
Câncer: o consumo de açúcar pode favorecer o desenvolvimento de câncer por várias razões, entre elas porque predispõe à obesidade e ao diabetes, que são fatores de risco para o câncer. Além disso, o açúcar também pode fragilizar o sistema imunológico (nosso sistema de defesa), deixando o organismo mais susceptível ao desenvolvimento de câncer e outras doenças.
Utilidade: o açúcar serve para tornar mais doces muitas das bebidas e doces que comemos diariamente, mas também muitas outras utilidades, como por exemplo:
Prolongar a vida das flores numa jarra, apanhar moscas entre outras.
B)      Manteiga de cacau:



Formula Química: Ácido Oléico (C18:1), Ácido Esteárico (C18:0), Ácido Palmítico (C16:0), Ácido Linoleico (C18:2).
Riscos á saúde:
Inalação: Se inalado acidentalmente, pode provocar irritação nas mucosas.
Contato com os olhos: Pode causar leve desconforto com fraca irritação conjuntiva na forma de vermelhidão.
Utilidade: A manteiga de cacau tem apenas um leve sabor e aroma de chocolate. É o único componente do cacau utilizado no chocolate branco. É usado por sua textura suave em vários alimentos (incluindo o chocolate), assim como em cosméticos, produtos de pele e sabões e foi usado como um excipiente em supositórios retais e para remediar cicatrizes (este último uso ainda largamente debatido se realmente eficiente). A Manteiga de Cacau é ainda utilizada para hidratar os lábios secos ou gretados.

C)      Leite em pó:



Formula Química:



Riscos á saúde: O leite, constituído, basicamente, de lactose, gordura, proteínas e sais minerais, é um produto rico em vitaminas A, B e D. A vitamina A fortalece a visão e ajuda a combater infecções, a vitamina B ajuda no crescimento normal da criança e é essencial para a saúde da pele e a vitamina D ajuda no crescimento normal do esqueleto, evitando o raquitismo, pois é indispensável para a absorção de cálcio e fósforo. Não tem riscos.
Utilidades: Além do grande consumo de leite em pó no comércio varejista, o leite em pó integral é utilizado largamente na merenda.

D)     Farinha de trigo:



Formula Química:
 Amido--> 65 a 70
Proteínas--> 8 a 14
Água--> 13 a 15
Outros açúcares--> 2,5
Celulose e gordura--> 1
Substâncias minerais--> 0,5
Riscos á saúde:
Essa simples farinha torna um perigo para a saúde, já que a substância engorda e trazem riscos de obesidade, compulsão alimentar, diabetes e doenças crônicas, além de prejudicar o funcionamento do intestino.
Utilidade: utilizado na alimentação, produto obtido geralmente de cereais moídos, como trigo ou de outras partes vegetais ricas em amido, como a raiz da mandioca.

Liquor de cacau:



Formula Quimica: Contém cerca de 53 por cento de manteiga de cacau (gordura), cerca de 17 por cento de carboidratos, 11 por cento de proteína, 6 por cento de taninos e 1,5 por cento teobromina.
Riscos á saúde: Como sabemos o cacau tem um enorme numero de ingredientes, no qual alguns podem causar doenças como a diabete entre outras.
Utilidade: O Cacau em Pó e responsável pela cor e sabor de Chocolate na maioria de sua aplicação.

E)      Gordura vegetal hidrogenada:



Formula Química: CH2-O-C
Riscos á saúde: Ela é responsável por um aspecto vistoso nos pratos do dia-a-dia, mas ao contrario do que muitos pensam, ela é tão prejudicial á saúde quanto a gordura de origem animal, ou seja, gordura saturada. Causando muitos problemas de saúde e doenças.
Utilidades: Em geral todos os produtos industrializados contem gordura hidrogenada, como é o caso dos biscoitos, bolos, chocolates, margarina, salgadinhos, empanados, maionese entre outros.

F)      Gordura anidra de leite:



Riscos á saúde: Como sabemos qualquer gordura pode fazer mal ao nosso organismo, inclusive essa.
Utilidades: Usado basicamente em chocolates e produtos industrializados.

G)     Cacau em pó:



Formula Química:



Riscos á saúde: Já que o corpo precisa de vários nutrientes para permanecer saudável, comer qualquer coisa em excesso pode fazer mal. Apesar do cacau em pó ter antioxidantes, não é bom consumi-lo em grandes quantidades.
Utilidades: utilização do cacau é frequente em barras de chocolates, bolos, chocolate quente e entre outros.

H)     Sal:



Formula Química: Nacl
Riscos á saúde: O sal é uma das maiores causas de hipertensão arterial e de doenças cardiovasculares. Os médicos recomendam um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa que equivale a 5g de sal.
Utilidades: O sal é bastante utilizado em cozinhas de restaurantes para preparo de alimentos e diversas coisas comestíveis.

I)        Aromatizantes:



Riscos á saúde: O aromatizante não se pode ingerir em grande quantidade, principalmente pessoas diabéticas.
Utilidade: É utilizado constantemente em comidas como chocolates sorvetes etc.

J)       Fermento Químico:



Formula Química: NaHCO3
Utilidade: Como todos sabemos o fermento químico é utilizado em bolos, tortas e outras comidas para as comidas crescerem muito utilizada na culinária para doces.

8 comentários:

  1. Comentário de Enzo Manfron:
    Ingrediente: Farinha de Trigo. Me impressiono com a quantidade de doenças que um único produto pode causar!

    ResponderExcluir
  2. Eu não fazia ideia que os aromatizantes era usado em comidos como chocolates e sorvetes.

    ResponderExcluir
  3. achei interessante a manteiga d cacau pois gosto muito de chocolate

    ResponderExcluir
  4. Gostei do aromatizante pois ta bem explicado

    ResponderExcluir
  5. Pensei que a gordura vegetal fosse prejudicial a saúde ,mas não é.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que a farinha de trigo causava obesidade e compulsão alimentar

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber que a Gordura anidra de leite estava presente em produtos industrializados

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que a manteiga de cacau pode causar leve desconforto com fraca irritação conjuntiva na forma de vermelhidão.

    ResponderExcluir