Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Qual é o elemento químico mais perigoso da tabela periódica?

Nomes: Cássio Lorenzet e Yuri Bertolini
Turma: 101

A periculosidade dos elementos químicos depende de vários fatores. Alguns elementos podem ter uma toxidade alta e oferecer um risco baixo em função das condições da exposição, diz Elizabeth Nascimento, Toxicologista da USP. É o caso do plutônio considerado pelo guiness o elemento mais perigoso por poder ser usado em bombas atômicas. Mas ele é raríssimo na natureza, é pouco provável que você encontre por ai. Outros critérios que influenciam no grau de perigo são dose, concentração, solubilidade, tamanho, forma de contato, tempo e freqüência da exposição e até mesmo a sensibilidade de cada pessoa a substancia.


Maus Elementos

Na tabela periódica, até elementos aparentemente inofensivos podem se tornar uma ameaça.

Agentes Duplos:
Sódio, Potássio, Cálcio e Magnésio são essências para o corpo, mas uma só gota de potássio na corrente sanguínea mata em segundos. Ele acaba com a diferença de carga elétrica que existe entre as partes internas externas da célula, fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos isso impede a contração muscular e o coração para de bater.

Heavy Metal:
O grupo dos metais tem venenos como o arsênio e elementos que intoxicam por acumulação. Nosso corpo não consegue escretar sais de mercúrio, cádmio, cromo, manganês e chumbo que ingerimos pela água ou pela respiração. Aí eles vão se acumulando e podem causar distúrbios neurológicos, respiratórios, renais e até matar.

Ondas Fatais:
Na turma do fundão da tabela, muitos elementos dos grupos de lantanídeos e actinídeos são radiativos: seu núcleo emite onda de energia que atravessam nossa pele e atrapalham o funcionamento da célula, causando câncer. Nesse grupo se encontram vilões famosos, como o urânio das usinas nucleares e o plutônio das bombas atômicas.

Gênios do Mal:
O grupo dos halogênios inclui flúor e cloro, que diluídos a menos de 1% na pasta de dentes e na água, nos protegem de bactérias. Mas algumas baforadas de ar com cloro a 0,1% são fatais. No pulmão, os elementos desse grupo reagem com água e formam ácidos fortes, que corroem tudo. O gás da mostarda, usada na primeira guerra mundial, era puro gás cloro.


Curiosidades

Pilha e bateria são processos químicos que ocorrem espontaneamente e gera corrente elétrica. A primeira pilha foi criada em 1800, por Alessandro Volta, que utilizava discos de cobre e zinco, separadas por algodão embebido em solução salina.

Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre 'nitrato de potássio') e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão).

Tabela Periódica em 1800 quando foi surgida, 30 Elementos eram conhecidos; hoje me dia, na Tabela Periódica constam 109 elementos.


Bibliografia

www.mundoestranho.com.br
Março de 2008

www.wikipedia.com

www.quiprocura.net

www.notapositiva.com


Conclusão
Concluímos com este trabalho que alguns elementos químicos são muito perigosos. Alguns raramente encontrados, e maus usados podem ser prejudiciais a saúde. E também tem o lado bom, por nos proporcionar vários benefícios tecnológicos.

10 comentários:

  1. trabalho interensante pois mostra a periculosidade de alguns elementos como plutonio q podem ser usados em bombas kimicas

    ResponderExcluir
  2. O plutonio é o mais perigoso, portanto devemos tomar muito cuidado com ele, ao manusea-lo.

    Jéssica Sandi
    turma: 101

    ResponderExcluir
  3. é devemos manusear com bastante cuidado, boa gurizada!

    Felipe Fachin - 101

    ResponderExcluir
  4. eh realmente o plutonio eh mt perigoso, e acho interessante isso

    jefferson scapineli
    101

    ResponderExcluir
  5. muito perigoso, mas tambem interesante, muitooo bommmm

    rafael gelain 101

    ResponderExcluir
  6. muito bom . na tabela periodica a varios elementos perigosos que tem que ter cuidado ...


    Samuel 101

    ResponderExcluir
  7. Eu aprendi muito com esse trabalho
    tive uma idéia de como é a quimica.





    yuri 101

    ResponderExcluir
  8. Mostra que é perigoso,mas também é interessante.
    Tiago Faron-101

    ResponderExcluir
  9. Os elementos podem ser muito prejudiciais a nossa saúde e podem nos afetar.




    Saimon 101

    ResponderExcluir
  10. E´MUITO PERIGOSO POR ISSO QUE NOS QUIMICOS TEMOS QUE USA-LOOS COM MUITO CUIDADO

    ResponderExcluir