Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Química do amor

Alunas: Maísa Gelain Marin e Bruna Menegat Bordin
Turma: 101

Você já ouviu essa frase: Rolou uma química entre nós! Será que existe mesmo uma explicação científica para o amor? Neste texto apresentaremos quais são as substancias químicas e porque isto ocorre com o nosso corpo.
Todos os sintomas do corpo humano possuem uma explicação científica: São causados por um fluxo de substancias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada, entre essas substancias estão: à ADRENALINA: Substancia produzida por pequenos órgãos que ficam sobre os rins, ela pode atuar, como um neurotransmissor, e tem efeito sobre o sistema nervoso simpático. à NORADRENALINA: Combate o stress agudo e crônico da pessoa apaixonada. à FENILETILAMINA: É uma molécula natural semelhante à anfetamina e suspeita-se que sua produção no cérebro possa ser desencadeada por eventos tão simples como troca de olhares ou aperto de mão, também é encontrada nos chocolates, aí a razão dos apaixonados oferecerem chocolates juntamente com buquês de flores para a mulher de seus sonhos. Ele serve de estimulante e antidepressivo similar, em composição e ação à epimetrina e anfetamina isso explica porque o chocolate tem características viciantes e de elevação de humor.
àDOPAMINA: É a substancia que proporciona energia e disposição. à OXITOCINA; É utilizada em diversos componentes tais como, reconhecimento social, vinculação, ansiedade, e comportamento maternal.
à SEROTONINA; Substancia chamada de neurotransmissor, existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, para conduzir a transmissão de uma célula nervosa para outra. Está intimamente ligada aos transtornos de humor, ou transtornos afetivos. à ENDORFINA: Atuam tanto no aspecto orgânico como psicológico. Seu propósito é manter a ‘felicidade’ para construir o nosso bem estar.
Viu como são necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando? Juntando todos os aspectos citados anteriormente, temos como base a EMOÇÃO de sentir o amor. Grandes emoções marcam os fatos mais importantes da nossa vida! Um amor, uma decepção, uma amizade, um inimigo, um casamento, um divórcio, um nascimento, uma morte.
Temos que botar ênfase que todas as pessoas exceto os psicopatas sentem a EMOÇÃO.
As emoções são classificadas como primárias ou secundárias. As primárias, felicidade, tristeza, medo e nojo e as secundárias as gargalhadas, os sorrisos os risos. Dessa forma, são as emoções que nos fazem únicos e nosso comportamento emocional que nos diferencia um dos outros.
Bibliografia:- http://www.brasilescola.com/química/adrenalina.htm
-http://doqueelasgostam.com.br/chocolate.htm
-http://redepsicologia.com/oxitocina
-http://saudepoa.com.br/endorfinas.htm
à Livro-Química das sensações
Editor-átomo Autores: Carolina Godinho Retondo/Pedro Faria pág. -207 231 e 230.

3 comentários:

  1. A quimica do amor possui varias substancias, que ajudam na sensação de prazer.

    Jéssica Sandi
    turma: 101

    ResponderExcluir
  2. Sentimos esse friozinho na barriga por causa da adrenalina :)
    Interessante esse trabalho.

    Juliana Pradella
    turma : 101

    ResponderExcluir
  3. mazzá maisaaa .... tah criativoo =pp

    tah rolando uma quimica comigo...oskpaoksopaksopaksopaka.... Brink'sss...
    =D continuem gurizada

    ResponderExcluir