Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Vidro

lucas,marcio
Turma: 101

O que é vidro? O vidro é um produto inorgânico de fusão (passagem de uma substância do estado sólido para o líquido) que tenha sido resfriado em condições rígidas, sem que ocorra mudança novamente de seu estado. Do que é feito o vidro? O vidro é feito de areia(silica), barrilha, calcário, dolomita, feldspato, sulfato de sódio e caco de vidro Como o vidro é fabricado? No caso do vidro soprado, a fabricação é feita no interior de um forno, onde se encontram os panelões. Quando o material está quase fundido, por volta de 1.500 ºC, o operário imerge um canudo de ferro e retira-o rapidamente, após dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matéria incandescente. O operário coloca a bola incandescente de vidro dentro de um molde e assopra o canudo. A bola vai se avolumando até preencher o espaço do molde. A peça é levada a seção de corte onde a parte que é presa no canudo é cortada com uma espécie de maçarico. Finalmente a peça vai para a seção de resfriamento gradativo, e assim ficará pronta para ser usada. Como o vidro fica colorido? O vidro pode ser pintado através de um processo de pintura especial ou pode produzir a massa do vidro já colorida. Para isso são adicionados aditivos específicos para a coloração: Âmbar (carvão, sulfato, hematita), Verde (cromo), Azul (cobalto, cobre), Rubi (ferro, cobre)
Existem ainda vários tipos de vidros
- Vidro soda-cal (vidro comum): 90% do vidro fabricado. - Vidro borosilicato (contém óxido de boro). Ex.: Pyrex. - Vidro de chumbo (contém óxido de chumbo). Ex.: Cristal. - Vidros especiais (fórmulas especiais). - A temperatura de fusão varia com o tipo do vidro.
Reciclagem: Os cacos de vidro são conduzidos para a indústria de vidro que irá utilizá-los como matéria-prima na fabricação de novas peças de vidro. O material é fundido em fornos de altas temperaturas junto à matéria-prima virgem (areia(silica), barrilha, calcário, dolomita, feldspato, sulfato de sódio, entre outros). O Brasil, no entanto, só recicla

Um comentário:

  1. axei o trabalho bem compreencivel ou seja comsegui compreender tudo q estava escrito
    jordão Romano turma 101

    ResponderExcluir