Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Do que é feito o CIMENTO?

Nome: Tairini de Souza e Yasmin Beatriz Rasador

Turma:101

O cimento é feito de três ingredientes
Argila + calcário + clínquer + gipsita = cimento

No passado, toda essa material construção provinha estritamente dos recursos naturais oferecidos pelo meio ambientes, como, por exemplo, a madeira fornecida pelas inúmeras espécies de árvores e as pedras encontradas no leito de rios . Mas, seja qual for o tipo de material utilizado, é preciso dispor de um aglutinante que permita uni-lo. Foi por isso que os egípcios empregaram uma argamassa de gesso impuro no interior das pirâmides para o assentamento das pedras e o revestimento das paredes. Quimicamente, o gesso é sulfato de cálcio, que, misturado com água , forma uma massa pegajosa e moldável.

SULFATO DE CÁLCIO (CaSO4) : um composto sólido branco. Ocorre na natureza como mineral anídrica, que tem uma estrutura rômbica, mudando para monoclínica a 200oC. Mais vulgarmente é encontrado como composto desidratado, gesso, CaSO4. 2H2O. O sulfato de cálcio é parcialmente solúvel na água e é uma causa da dureza permanente da água. É usado na produção de certos tipos de tintas, cerâmicas e papel. As formas que ocorrem na natureza são usadas na produção de ácido sulfúrico.


Existe na forma anídrica e em vários estados de hidratação: o hemihidrato é o emplastro de Paris, o bihidrato é a gipsita. É utilizado como dessecativo na confecção de materiais de construção, na odontologia como material de impressão, molde ou tintura e em medicina para imobilizar moldes e como excipiente de comprimidos

Bibliografias: www.google.com.br
Livro Novo Ensino Médio de Química Sardella

Um comentário:

  1. Antigamente, o cimento era usado só para construção. Ele possui varios mineirais(rochas).

    Marcele Ulian Triaca
    turma: 101

    ResponderExcluir