Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Como funciona o airbag dos carros ?

Saimon, Samuel
Turma: 101

A função de um airbag é zerar a velocidade do passageiro com pouco ou nenhum dano. As limitações com as quais o airbag opera são enormes, e ele dispõe apenas do espaço entre o passageiro e o volante ou painel e uma fração de segundo para agir.
O airbag possui três componentes que o auxiliam em sua tarefa:
A bolsa, que é feita de um tecido fino de náilon, o qual é dobrada dentro do volante ou painel ou, em carros mais modernos, no interior do encosto do banco e da porta.
O sensor, que é o dispositivo que envia o comando para inflar a bolsa. Ela infla quando ocorre uma força de colisão equivalente a uma batida contra um muro de tijolos a uma velocidade entre 15 e 25 km/h (10 a 15 milhas por hora). Um interruptor mecânico é acionado quando há um deslocamento de massa que fecha um contato elétrico, informando aos sensores que houve uma colisão
O sistema de inflação do airbag consiste na reação da azida de sódio (NaN3) reagir com o nitrato de potássio (KNO3) para produzir gás nitrogênio. São os fortes deslocamentos de nitrogênio quente que inflam o airbag.
Durante um impacto o sistema de inflação é acionado aquecendo a azida de sódio(NaN3) a mais de 300⁰C que então é decomposta em nitrogênio inflando o airbag. Porém durante a decomposição é liberado o sódio metálico, metal muito reativo. Por isso é importante a presença do nitrato de potássio(KNO3) que reage com o sódio metálico produzindo mais nitrogênio molecular e óxidos de sódio e potássio.
O processo até que o airbag estoure dura 4 centésimos de segundo.Sem o airbag em um acidente o passageiro provavelmente sofrerá grandes lesões ou ate morrerá.
Antes da invenção do airbag era somente o cinto de segurança que dava segurança para os passageiros e com isso elas eram bem vulneráveis a algo mais grave.




Bibliografias: Internet:carros.hsw.uol.com.br/airbag.htm
wikipedia.com
Livro : Introdução a química

3 comentários:

  1. Deu para compreender que o airbeg funciona após um impacto e é acionado por um censor
    Tiago FARON -101

    ResponderExcluir
  2. O airbeg funciona após um forte impacto.

    Jéssica Sandi
    turma: 101

    ResponderExcluir
  3. eu achei interessante, pois em pouco minutos o airbag dos carros enche e esvazia amortecendo o impacto.
    Alana Sartori
    turma:102

    ResponderExcluir