Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fogos de Artifício – A Química das cores ou as cores da Química?

Alunas: Carla Ulian e Marina do Rosário Fregulha
Turma: 101

Final de ano, nada mais comum que passar a virada do ano vendo o show de fogos de artifício, seja ao vivo ou pela TV. Quem nunca fez isso?
Show de fogos de artifício são muito bonitos, no entanto, o barulho nas redondezas do espetáculo é gigantesco. E isso, é devido à grande quantidade de pólvora existente em um fogo de artifício.
Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre “nitrato de potássio”) e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão).
A pólvora, em um fogo de artifício, além do nitrato de potássio (KNO3), perclorato de potássio (KCIO4) ou cloreto de potássio (KCIO3). Estes compostos são denominados oxidantes e são altamente explosivos. A presença desses sais (KCIO4 e KCIO3) é uma forma de aumentar a explosão e a claridade proporcionada pelo fogo de artifício. Geralmente é utilizado sais de potássio, mas não de sódio, isso é devido ao fato dos sais de sódio absorverem água da atmosfera com maior facilidade do que os sais de potássio. Esse fato é o que impossibilita a utilização de sais de sódio em fogos de artifícios, uma vez que ao serem estocados, caso fossem feitos com saia de sódio, ocorreria a absorção de água, o que atrapalharia no momento da explosão do fogo. Além da intensa luz amarela que é obtida com os sais de sódio, que ofuscaria as outras cores.

A Química das cores dos fogos de artifício

As cores produzidas em um show de fogos de artifício são produzidas a partir de dois fenômenos, a incandescência e a luminescência.
A incandescência é a luz produzida pelo aquecimento de substancias. Quando se aquece um metal, por exemplo, ele passa a emitir radiação infravermelha, que vai se modificando até se tornar radiação visível na cor branca. Isso irá depender de qual temperatura é atingida. Um exemplo de incandescência são as lâmpadas incandescentes, onde existe um filamento de tungstênio que é aquecido e passa a produzir luz, a partir da incandescência. Este fenômeno é, também, visto nos fogos de artifício, nos quais são utilizados metais como o alumínio e magnésio, que ao queimarem produzem alta claridade.
A luminescência é a luz produzida a partir emissão de energia, na forma de luz, por um elétron excitado, que volta para o nível de energia menos energético de um átomo.
Este fenômeno, a luminescência, pode ser explicado da seguinte forma: 1- Um átomo, de um elemento químico qualquer, possui elétrons em nível de energia. Ao receber, estes elétrons são excitados, ou seja, são promovidos a nível de energia mais elevados. A quantidade de energia absorvida por um elétron é quantizada, ou melhor, é sempre em quantidades precisas, não podendo ser acumulada. 2- O elétron excitado tem a tendência de voltar para o nível menos energético, pois é mais estável. Quando ocorre esta passagem, do nível mais energético para o menos, ocorre também a liberação da energia absorvida, só que agora, na forma de um fóton, ou seja, na forma de luz.
A luminescência é uma característica de cada elemento químico. Ou seja, átomos de sódio, quando aquecido, emitem luz amarela, pela luminescência. Já os átomos de estrôncio e lítio produzem luz vermelha. Os de bário produzem luz verde e assim por diante.
Os fogos de artifício utilizam deste fenômeno e desta variedade, uma vez que há fogos das mais diversas cores.

Bibliografias:
*http://www.quiprocura.net/fogo.htm
*http://www.medio.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=435&Itemid=101
*Livro de química do 1º ano.

2 comentários:

  1. Os fogos de artificios acontecem porque os eletrons recebem energia externa e pulam de camada , na volta a sua camada eles liberam luz que a cor depende do tipo de energia recebido, podem ser coloridas ou infravermelho.

    Sheila Rech Turma;101

    ResponderExcluir
  2. O grande barulho dos fogos de artificio se da pela grande quantidade de polvora colocada nos fogos..
    E suas cores são devido o aquecimento das subtancias contidas nos fogos, provocando excitação dos elétrons.

    Nome: Marcele Ulian Triaca
    Turma: 101

    ResponderExcluir