Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

PORQUE O CÉU É AZUL!!

Nomes:Sheila Rech, Sabrina Carraro
Turma:101

A luz é formada por diversas cores. Ao atravessar a atmosfera ela se espalha devido as partículas existentes no ar porém as ondas de cada cor espalham-se de forma diferente dependendo do seu comprimento de onda. Quanto mais curto mais dispersas elas se tornam. O comprimento da onda azul faz com que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que vemos. Quando a luz passa através de um prisma, o espectro é quebrado num arco-íris de cores. Nossa atmosfera faz o mesmo papel, atuando como uma espécie de prisma onde os raios solares colidem com as moléculas e são responsáveis pela dispersão do azul.Quando olhamos a cor de “algo”, é porque este “algo” refletiu ou dispersou a luz de uma determinada cor associada a um comprimento de onda.Devido ao seu pequeno tamanho e estrutura, as minúsculas moléculas da atmosfera difundem melhor as ondas com pequenos comprimentos de onda, tais como o azul e violeta.A luz azul tem uma freqüência que é muito próxima da freqüência de ressonância dos átomos, ao contrário da luz vermelha.Logo a luz azul movimento os elétrons nas camadas atômicas da molécula com muito mais facilidade que a vermelha.Por volta de 478a.C., o filosofo grego Leucipo, apresentou a primeira teoria atômica de que se tem noticia, e seu discípulo Demócrito a aperfeiçoou e propagou. A idéia envolvida era a seguinte; considere, por exemplo, a areia de uma praia. Vista de longe ela parece continua, porém, observada de perto de perto, notamos que é formada por pequenos grãos. Não seriam todas as coisas no universo formadas por “grãozinhos” tão pequenos que não podemos enxergar e, dessa forma, temos a impressão de que elas são continuas? A esse “grãozinhos” foi dado o nome de ÁTOMOS.

Bibliografia: wikipedia/wikiporqueoceueazul/.com
Química na abordagem do cotidiano, volume 1 química geral e inorgânica, Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto, editora moderna.

3 comentários:

  1. O céu é azul, pois é a unica cor que se propaga em tudo, pois é a mais forte.

    Juliana Pradella
    turma: 101

    ResponderExcluir
  2. Por que sua onda é maior e é a que mais se propaga...
    O céu tem varias outras cores, mas a sua onda é menor.
    E a cor que vemos é azul.

    Tairini de Souza Turma:101

    ResponderExcluir
  3. Esse trabalho está muito bem elaborado e ajudou me a exclaresser várias dúvias pois pensava que o céu era azul por outros fênomenos, mas após ler o trabalho já não tenho mais nenhuma dúvida. Parabéns.

    Cristiane Carraro Turma:102

    ResponderExcluir