Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A Natureza Elétrica da Matéria

Componentes da dupla Jordão e Tiago
Turma 101

Atração e repulsão entre cargas elétricas

Dissemos que há duas espécies de carga elétrica: positiva e negativa .Podemos,então comprovar a existência dessas cargas por meio da seguinte experiência :
Atrita-se uma caneta de plástico com uma flanela e suspende-se a caneta por um fio de linha e de tal modo que ela possa oscilar.Em seguida , atrita-se outra caneta com a mesma flanela.
Ao aproximar esta caneta da que está suspensa,vamos observar uma repulsão entre elas.
Repetindo a experiência com dois tubos de ensaio (que são de vidro) atritados com flanela, também observamos que ocorre repulsão quando é aproximado do outro.
No entanto , se aproximarmos a caneta de plástico do tubo de ensaio suspenso,notaremos uma atração entre ambos.Se suspendermos a caneta e aproximarmos dela o tubo de ensaio ,também ocorre atração entre eles.
Essas experiências permitem concluir que as cargas elétricas adquiridas pela caneta de plástico não são iguais as adquiridas pelo tubo de ensaio.Isso ocorre porque o tipo de carga adquirida pelos corpos depende da natureza das substâncias que são atritadas entre si.
Experiências como estas nos permitem formular a propriedade fundamental das cargas elétricas: cargas de mesmo nome se repelem e de nomes diferentes se atraem .

Eletrização por contato

Muitas vezes,quando nos penteamos,achamos que nosso cabelo é rebelde porque não quer “assentar” direito. Isso se deve ao fato de elétrons do cabelo serem transferidos para o pente deixando o cabelo positivamente eletrizado,o que faz com os fios se repilam

Bibliografia
Livro : ciências Educação Ambiental
Autor : Daniel Cruz
Editora : EA
Ano: 2004 paginas 248,249

Em uma experiência realizada por Ruper Ford e seus colaboradores definiu que a massa dos átomos de ouro usado no experimento deveria estar concentrada em um pequeno núcleo . pra explicar o desvio de algumas partículas, ele admitiu que este núcleo teriam carga elétrica positiva como cargas elétricas de mesmo sinal , algumas partículas sofrem desvio em sua trajetória

Bibliografia :
Livro: De olho no mundo do trabalho
Autor: Geraldo Camargo de Carvalho
Celso Lopes de Souza
Editara: scipicione
Ano 2004 pagina 34

2 comentários:

  1. Achei muito interessante, pois nao sabia porque meu cabelo nao se comporta, e agora tomei conhecimento do assunto.

    Bruna Menegat
    turma: 101

    ResponderExcluir
  2. Através desse trabalho tomei conhecimento do porque do meu cabelo não se ajeita.

    Grégory Colloda Cecconello - 102

    E ai Jordão é nóis.

    ResponderExcluir