Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Medidor de PH

Turma: 104

Componentes: Bruno Bassanesi, Carolina Antoniazzi, Isabela Toigo

Reagentes:
 Extrato de repolho roxo.
Vinagre;
 Água;
 Bicarbonato de sódio;
 Vinho branco;
 Sabão em pó;
 Suco de uva;
 Extrato de repolho roxo.

Procedimento:
Coloca-se em um recipiente preferencialmente transparente o material e em seguida adiciona-se o reagente (extrato de repolho roxo). Logo se perceberá que a cor do material mudará de sua natural por causa do extrato de repolho roxo, isso acontece por que o repolho roxo possui substâncias em sua seiva chamadas antocianinas, que tem a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases.
Em contato com o sabão e o bicarbonato, os sucos apresentaram cores verde e verde azulado, que indicam que essas substâncias são básicas. Já o vinho branco, o suco de uva e o vinagre apresentam coloração rosada, sendo assim ácidos. Mas a água não reagiu quando colocamos o extrato de repolho, por isso é considerada uma substancia neutra.

Escala de ph:
·        Vinagre: ácido
·        Água: neutro
·        Bicarbonato de sódio: base
·        Vinho branco: ácido
·        Sabão em pó: base
·        Suco de uva: ácido

Materiais sem mistura do extrato de repolho, da esquerda para a adireita: água, vinho branco, suco de uva, vinagre, sabão em pó e bicarbonato de sódio.

Materias com o extrato de repolho, da esquerda para a direita: água, vinho branco, suco de uva, vinagre, sabão em pó e bicarbonato de sódio de sódio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário