Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Jardim de Silicatos

 Turma: 106

Componente: Natália Fontana

Materiais:
§  Frasco transparente de boca larga (de vidro);
§  Bastão de vidro.

Reagentes:
§  Água (destilada, se possível);
§  Solução concentrada de silicato de sódio;
§  Cristais dos seguintes sais hidratados:
- Cloreto de ferro (III);
- Cloreto de cálcio;
- Sulfato de níquel;

Processo:
1.     Coloque a solução concentrada de silicato de sódio até metade do frasco;
2.     Complete o conteúdo do frasco com a água;
3.     Misture bem, usando o bastão de vidro;
4.     Adicione os maiores cristais de cada um dos sais encontrados.

Bibliografia:


O que acontece:
O efeito observado é resultado do fenômeno da osmose. Primeiramente, o silicato de sódio reage com os íons metálicos formando um precipitado gelatinoso. Esse precipitado fica ao redor dos cristais, funcionando como uma membrana semipermeável. Segundo o princípio da osmose, quando temos dois meios em contato por meio de uma membrana semipermeável, ocorre a passagem do solvente (na maioria das vezes é a água) para uma solução ou a passagem do solvente de uma solução diluída para outra mais concentrada. No caso do experimento, a concentração do sal dentro da membrana é muito maior que a de fora. Assim, a água de fora atravessa a membrana, esticando-a e, por fim, ela é rompida. Com isso, o silicato de sódio tem novamente acesso ao sal, que reage novamente e forma ainda mais precipitado. É por isso que o jardim de silicatos vai crescendo.

Osmose:
Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).
A osmose ocorre em vários sistemas da natureza. Nas células do corpo humano, a osmose é um processo de extrema importância. A concentração de sais nas células, por exemplo, é controlada pelo sistema de osmose. Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário