Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A quase lâmpada de lava e a luz negra

Turma: 104      

Componentes: Angela Oliboni, Claudia Padilha, Giovani Marcon

Materiais: Luz negra.
   
Reagente: pastilha efervescente, 1 copo de água, 1 litro de azeite e marca texto.

Procedimento: coloque o azeite no frasco e em seguida o copo de água com marca texto, depois coloque a pastilha efervescente e a reação começará, apague as luzes e acenda a luz negra, como a tinta do marca texto é fluorescente e refletirá na luz negra, dando um efeito de brilho.


Existem varias explicações para esse procedimento, uma delas é que água e óleo não se misturam de jeito nenhum, a tinta do marca texto não se mistura no óleo. Como a água é mais densa ela fica por baixo e o óleo por cima, quando a pastilha entra em contato com a água ela gera gás carbônico, esse gás vai subir pois ele é muito menos denso que a água e muito menos denso que o óleo.
Mas ele fica misturado na água enquanto ela sobe, ela leva um pouco dessa água junto e é por isso que ela sobe, pois o gás carbônico serve como uma bóia e faz com que a água bóie em cima do óleo.
Enquanto as bolhas sobem até o topo, esse gás é liberado para o ar. As bolhas de água voltam a ficar  mais densas que o óleo e descem até o restante da água, formando uma espécie de chuva dentro do óleo.
O anti-ácido, só funciona dentro da água, pois a pastilha possui bicarbonato de sódio, ácido cítrico e ácido acetilsalicílico. Esses ácidos não reagem antes, pois   eles estão sólidos e enquanto se misturam com a água liberam o gás carbônico que há em sua composição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário