Maicon da silva
Natália massing garzao
Turma: 206
Reza a lenda que se colocarmos uma colherzinha na boca da garrafa de Coca-Cola, após ela ser aberto, seu gás permanecera lá por um tempo maior do que se ficar destampada. Será que tudo isso é realmente lenda que nos perseguem desde a década de 80 ou realmente funciona? A explicação é que o gás que se encontra na coca cola (CO2) é proporcional à temperatura, ou seja, quanto menor a temperatura mais fácil é a colocação de gás no refrigerante (durante o processo de fabricação) e mais difícil sua saída, isto é, quando colocamos o refrigerante na geladeira, ele irá se manter a uma baixa temperatura dificultando a saída do gás, mas se o mesmo estivesse a uma temperatura mais alta, o gás se dispersara para o ambiente mais rapidamente, com a colherzinha ou não. Separaram 3 grupos de amostras os quais chamaram de G1, G2 e G3, e fizeram a experiência do seguinte modo:
G1 - Duas garrafas quentes foram abertas. Em uma delas foi colocada uma colher de chá em sua boca, de
modo que a extremidade mais fina ficasse para dentro e a mais grossa apoiada na boca da garrafa, na outra garrafa não foi colocada nada, permanecendo aberta sem nem um objeto em sua boca. As mesmas foram colocadas, cheias, na geladeira a uma temperatura aproximada de 1 grau Celsius.
G2 - Duas garrafas geladas, a uma temperatura aproximada de 3 graus Celsius, foram abertas, repetindo novamente o processo de ficarem abertas, uma com a colherinha e a outra sem
G3 - Duas garrafas geladas, a uma temperatura aproximada de 3 graus Celsius, foram abertas. Metade de seu liquido foi despejado simulando o que acontece em uma situação normal. Em uma delas foi colocada uma colher de chá em sua boca. Na outra garrafa não foi colocado nada, permanecendo aberta sem nem um objeto em sua boca, e foram colocadas na geladeira.
No total foram 6 garrafas de vidro de Coca-Cola, contendo um litro cada. O tempo de ficarem na geladeira foi de 1 dia. Feito 1 dia, 8 pessoas saborearam e analisaram a quantidade de gás em cada uma das garrafas, porém, sem saber qual delas havia sido colocado a colherzinha e qual não.
Os resultados foram os seguintes:
As garrafas que continham a colherzinha em sua boca não armazenaram mais gás do que as outras. Ocorreu justamente o contrário do que imaginávamos. Aparentemente, elas conservaram menos gás do que aquelas que não continham a colherzinha em sua boca.
Autor: Diego Galeano
Maísa Caldas
Site: google/curiofisica
Você pode se perguntar o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia, que em cuja composição a ciência está presente. Neste blog você encontrará algumas curiosidades explicadas pela química e muito mais.
Seguidores
Translate
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Isto é verdade mesmo?
ResponderExcluirUniterra
Legal!
ResponderExcluirNarciso
Eu faço isto lá em chopinzinho-PR
ResponderExcluirChopinzinho
que tri isso .
ResponderExcluirFrancis Dagortt
turma: 206