Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sabões e Detergentes

Nome: Jéssica Venz
Nome: Andressa Borsatto
Turma: 102

Sabões:
Ao ferverem o sebo de cabra com a lexivia potássica feita com as cinzas de madeira, as tribos germânicas, contemporâneas de César, realizaram a mesma reação química que o processo moderno de fabricação de sabão: a hidrolise de glicerídeos. A reação dá origem aos sais de ácidos carboxílicos e ao glicerol.
As características do sabão podem variar de acordo com a composição e se preparado a partir do azeite de oliva, recebe o nome de sabão de Marselha; pode-se adicionar álcool, no processo de fabricação para tornamos transparentes. As partes apolares das moléculas do sabão dissolvem-se nas gotículas do óleo, ficando as extremidades de carboxilatos imersas na fase aquosa circundamente. A repulção entre as cargas de mesmo sinal impede as gotículas de óleo coalescerem.
Detergentes;
Os detergentes parentes cinéticos do sabão foram dissolvidos durante a segunda guerra, quando os imigrantes naturais do sabão ficaram escassos. Hoje são largamente usados para lavar louça e roupas. Também são adicionados a gasolina, óleos lubrificantes,para remover sujeira no motor.
Embora o trióxido de enxofre não tenha carga positiva tem deficiência de elétrons.
Com alguns substratos aromáticos e certos acidulantes. Até a algum tempo atrás, utilizava-se vulgarmente o propileno para a síntese deste alquilbenzeno-sulfonatos. Estes detergentes atuam essencialmente da mesma maneira que o sabão. A sua utilização oferece, entretanto, certas vantagens. Por exemplo, os sulfatos e sulfonatos mantém-se eficazes em água dura devido ao fato de os correspondentes sais de cálcio e magnésio serem solúveis. Visto serem sais de ácidos fortes, produzem soluções neutras,ao contrário dos sabões que, por serem ácidos fracos, originam soluções neutras, levemente alcalinas.

Bibliografia:
SEZAR-BEDAQUE, Cézar. Editora: Seraiva. Ano: 2002 Pág. 96
http://alkimia.tripod.com/curiosidades/saboes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário