Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Como funciona um refrigerador!

Nomes: Grégory Colloda Cecconello
Mariana Biazus Marini
Tânia Zamboni
Turma: 102

Um refrigerador funciona sobre dois conceitos científicos:o primeiro, é o fenômeno físico da convecção térmica dos fluídos- no caso o ar que está dentro da geladeira.Repare que, no caso das geladeiras convencionais,o freezer fica sempre na parte superior.No compartimento logo abaixo, separado do congelador, existe uma outra placa que fica na parte superior.
Esta disposição de componentes não é arbitrária. Ela foi definida no conceito de convecção térmica dos gases, que postula que o ar frio, mais pesado, tende a descer e o ar quente, mais leve, tende a subir. Assim,o ar quente que sobe é resfriado pela placa e o ar frio que desce ganha calor na parte inferior da câmara de refrigeração.O ar frio volta a descer e o ciclo se repete.
E como existe uma pequena diferença de temperatura entre as partes superior e inferior das geladeiras, as gavetas para legumes e verduras são alocadas na parte inferior, cuja temperatura é sempre mais alta, e a parte superior é destinada a bebidas, bolos e outros produtos do gênero. Isso porque as bebidas precisam estar mais geladas,porém as folhas das verduras são sensíveis a temperaturas mais baixas.
Mas porque o ar frio desce e o ar quente sobe?De acordo com os princípios termodinâmicos, o aumento de temperatura sobre uma massa gasosa provoca sua expansão, ou seja, aumento de volume. imagine que a massa de ar dentro da geladeira seja constante.No momento em que você ligou a geladeira, a temperatura desse ar era igual á do ambiente externo,e ocupava um certo volume.Porém quando foi resfriado, contraiu-se e passou a ocupar um volume menor.
Sabe-se que a densidade do material é a razão de sua massa por seu volume. Quando aquela massa de ar (constante) contraiu, sua densidade foi aumentada de um certo valor, e tornou-se,mais pesada.Então, dentro da geladeira o ar mais frio e pesado empurra o ar mais quente e leve para cima enquanto desce, gerando um movimento repetitivo de circulação- a convecção térmica.
Mas quando as placas do freezer e da geladeira esfriam?É ai que entra o segundo conceito científico.O calor é uma forma de energia que flui através dos corpos de acordo com certas leis termodinâmicas.Uma destas leis diz que o calor nunca fluirá de um corpo mais frio para o mais quente, quando estiverem em contato; ou seja, a natureza é extremamente social.
Sabe-se que se os alimentos forem colocados na geladeira á temperatura ambiente, e mesmo o ar interno de convecção está inicialmente em equilíbrio como meio externo. Então concluindo deve-se fazer com que o calor flua dos alimentos e do ar para um corpo mais frio.
Mas como esfriam as placas?Elas são esfriadas pela passagem, em tubulações “friamente” calculadas, de certos tipos de gases, denominados de “gases freom”. Existem vários tipos de freons, sendo que os derivados de clorofluorcabonados vêm sendo substituídos por outros, como CO2 ou amônia, entre outros, devido a seus efeitos danosos á camada de ozônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário