Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

De onde vem a gelatina?

Alana Caroline Sartori.
Luana Mezzomo.
Turma: 102

A gelatina é feita do colágeno, única proteína animal encontrada em estado sólido na pele, no couro, nas cartilagens, nos tendões, e nos ligamentos de animais como boi ou porco.
Depois de extraído, o colágeno passa por um processo químico e físico para retirar a gordura e outras impurezas, trituram estas partes do animal e dão a elas um pré-tratamento com um ácido forte ou com uma base forte para quebrar as estruturas celulares e liberar proteínas, como o colágeno, logo após ela passa pelo processo de hidrólise. Os tecidos animais são classificados e cortados em pequenos pedaços e o material é inteiramente pré-lavado e tratado com solução alcalina de cal durante algumas semanas.
Então se obtém a base da gelatina, que é uma proteína, como um bloco de construção ligado um ao outro. A forte ligação dessas proteínas é que dá origem à gelatina. Quando a gelatina fica quente e úmida, ela perde sua estrutura e os blocos se separam. Quando a gelatina fica gelada novamente, as proteínas voltam aos seus formatos, já com líquidos presos. Em outras palavras gelatina é proteína que se congelou e prendeu um pouco de líquido. Elas ficam assim fortes porque se juntam firmemente umas às outras.
Logo após o pó é acrescido de aromatizantes, corantes, açúcar ou adoçante, por isso para a sua preparação devemos dissolvê-la em água quente, que irá hidratar as cadeias das moléculas do colágeno, e com o resfriamento, o líquido se solidifica tornando a gelatina.
A gelatina possui nove dos dez aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Estes por sua vez favorecem a síntese do colágeno, que ajuda a sustentar os tecidos.
Além disso, o colágeno, do a qual a gelatina é feita, é uma proteína estrutural. As fibras de colágeno estão presentes em todo o corpo. Elas dão resistência e elasticidade à pele, reforçam as articulações, tendões e ligamentos e ajudam a sustentar os órgãos internos.
Existem ainda as gelatinas de origem vegetal, à base de polissacarídeos extraídos de algas. A gelatina vegetal, à base de algas, conhecida como Agar-Agar. O poder de gelificar o Agar-Agar é maior do que o da gelatina animal, que precisa ser refrigerada para endurecer. O Agar-Agar endurece em temperatura ambiente. Ele também pode ser usado na alimentação, mas não tem os mesmos benefícios que a gelatina animal. Pode ser usado para dietas, pois também dá a sensação de saciedade.

Enciclopédia Barsa Universal, Vol. 8 – página 2710. Editora Barsa Planeta.

http://www.academiadeciencia.org.br/site/index.php/curiosidades/13-072008/36-23072008

http://www.ufv.br/pdpl/jornal/jpl0405_g.htm

2 comentários:

  1. eu achei muito interessanteeeeeee, pois é das minhas melhores amigas e elas sao muito inteligentes e sei que e elas se dedicaram muito para fazer essa maravilhaaa... nossa ta muito perfeito


    OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOWWWWWWWWWW YEAHHHHHHHHHHHHHHH

    ResponderExcluir
  2. muito interessante o trabalho

    sander 102

    ResponderExcluir