Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Porque as Formigas Não Morrem Cozidas no Microondas?

Jéssica Bassanesi
Rochele Bassanesi
Turma: 104

As formigas denotam grande diversidade de hábitos alimentares, com as partes bucais adaptadas para morder e ingerir alimentos líquidos. Muitas espécies são carnívoras, outras apreciam substâncias açucaradas e algumas vivem dos fungos que cultivam. Entre os vários grupos, as fases de caça, pastoreio e agricultura parecem desdobradas em sucessão, tal como se crê que aconteceu com o homem.
Inseto da ordem dos himenópteros, a formiga integra a vasta família dos formicídeos. Tem a cabeça livre, com pescoço fino e antenas que se dobram ao meio, e o tronco ligado ao abdome por estreita cintura. É complexa sua organização social, em sociedades constituídas principalmente de operárias, fêmeas estéreis que não participam da reprodução. Há num formigueiro várias castas de operárias, uma das quais inclui formigas mais agressivas, dotadas de mandíbulas cortantes, que atuam como soldados para defender o formigueiro contra eventuais inimigos. As fêmeas férteis, ou rainhas, são as únicas que põem ovos. Os machos adultos são alados e vivem poucas horas, apenas o suficiente para fecundar as fêmeas. Uma curiosidade sobre a rainha é que ela é muito gorda incapaz de se movimentar passa toda a sua vida desovando, e com isso as operárias a nutrem.
As espécies consideradas mais primitivas são carnívoras, ou seja, vivem da caça a outros insetos. A prática é observada pelas formigas de correição ou legionárias (do gênero Eciton e outros, da subfamília dos dorilíneos), que mudam freqüentemente de sede e se abstêm de construir ninhos fixos. Em seus deslocamentos noturnos, que são feitos em massa, por predação ou com intenção migratória, tais formigas se lançam contra insetos, aranhas e até pequenos vertebrados que encontrem pelo caminho.
As formigas não morrem cozidas no microondas por causa do seu tamanho. As microondas são formadas por uma vibração de campos eletromagnéticos, que aquecem os alimentos. Isso ocorre, pois os alimentos vibram as moléculas de água que estão dentro do próprio alimento. Mas não podemos esquecer que as formigas também possuem água na parte interna de seu corpo e também elas são afetadas pelas microondas. Mas como as formigas não param,(elas sobem nas paredes do forno), onde não há emissão das ondas e como o inseto é muito pequeno ele não é atingido.
Mas, as formigas que ficarem sobre o alimento se desidratarão e vao acabar morrendo. Como são muito pequenas e desidratadas, elas diminuirão de tamanho e possivelmente nem serão notadas, mas mesmo assim, sobre o alimento há algumas formigas que conseguem sobreviver. Isso ocorre porque as microondas não são distribuídas igualmente por todo o forno e deixam de atingir algumas partes como, por exemplo, as paredes e outros pontos pequenos.



Bibliografia: Livro: Enciclopédia Barsa - 2006
Livro: Enciclopédia Juvenil – Editora Rideel Ltda.
Site: socuriosidades.blogspot.com

3 comentários:

  1. Achei o trabalho muito interessante, pois eu nunca imaginei que se algum ser vivo entrasse em um micro- ondas, sairia vivo de la. Muito menos uma formiga que é muito pequena, mas me enganei, pois é exatamente por ela ser pequena que ela consegue sobreviver.
    Lucas Roque Menegon
    Turma: 103

    ResponderExcluir
  2. que as formigas não morrem pois elas não param de se mexer no micoondas pois as paredes não são quentes só a parte de baixo do microondas é quente. Jéssica B assanesi - 104

    ResponderExcluir
  3. Bom eu achei bem legal esse assunto pois é uma coisa bem interresante de se saber, o porque as formigas não morrem pois não ficam paradas . Bianca Girardi - 104

    ResponderExcluir