Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

BAFÔMETROS

NOME: Matheus e Andreis
TURMA:104

O responsável pela invenção que põe na parede os beberrões foi o policial forense americano Robert Borkenstein. Em 1954, ele apresentou o primeiro protótipo de um aparelho que determinava se o motorista extrapolou no bar. Por várias décadas, os tiras usaram um bafômetro descartável, um tubo plástico que continha uma substância que reagia em contato com álcool, adquirindo uma coloração em tons de verde ou azul, dependendo do grau de embriaguez.
O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa. É também conhecido pela denominação técnica “etilômetro”, devido às reações que envolvem o álcool etílico presente na baforada do suspeito e um reagente *.
Todos os tipos de bafômetros são baseados em reações químicas, e os reagentes mais comuns são dicromato de potássio e célula de combustível. A diferença entre estes dois reagentes é que o dicromato muda de cor na presença do álcool enquanto a célula gera uma corrente elétrica **.
Veja como acontece desde que a pessoa dá uma baforada até o momento em que ele vai preso:
1. A detecção do nível de álcool começa quando um sujeito manguaçado dá uma baforada dentro do bafômetro. O ar cheio de partículas de álcool entra no aparelho por meio de um tubo, viajando até um componente chamado célula de combustível
2. A célula de combustível é revestida com eletrodos de platina. Em contato com a platina, o álcool sofre uma reação química de oxidação, formando prótons (partículas positivas) e elétrons (partículas negativas) de uma substância chamada ácido acético
3. As células de combustível são recheadas com ácido eletrolítico. Os elétrons, que formam a corrente elétrica, passam direto pelo ácido eletrolítico. Essa passagem de elétrons é registrada por um medidor de corrente elétrica ligado à célula de combustível
4. A medida da corrente elétrica (a contagem de quantos elétrons passaram pela célula) indica o nível alcoólico do manguaceiro. Quanto maior a corrente, mais bêbado o motorista está
5. Por fim, um microprocessador "traduz" o valor de concentração alcoólica que equivale à corrente medida. Depois, o resultado aparece num visor. Se o nível alcoólico for maior do que 0,6 grama por litro de sangue, o bêbado paga multa e fica impedido de dirigir.



Reagente*:
Um reagente químico ou reativo químico é uma espécie química usada numa reação química. Implica geralmente numa substância química que é adicionado com a finalidade de provocar um fenômeno químico.
Por exemplo, o ácido clorídrico é um reagente químico que provoca a liberação de CO2 do carbonato de cálcio:
2 HCl + CaCO3 → CaCl2 + H2O + CO2
Similarmente, o ácido clorídrico é um reagente químico que reage com o zinco produzindo gás hidrogênio, sendo o hidrogênio proveniente do ácido:
2 HCl + Zn → ZnCl2 + H2
Na reação representada abaixo o sal (NaCl) e o nitrato de prata (AgNO3) são os reagentes e o nitrato de sódio (NaNO3) juntamente com o cloreto de prata (AgCl) são os produtos da reação.
NaCl + AgNO3 → NaNO3 + AgCl

Corrente Elétrica*:

A corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas. Vamos explicar a corrente elétrica a partir de um condutor metálico (um fio elétrico por exemplo). Dentro desses condutores há muitos elétrons livres descrevendo um movimento caótico, sem direção determinada. Ao aplicar-se uma diferença de potencial entre dois pontos do metal (ligando as pontas do fio a uma bateria, por exemplo), estabelece-se um campo elétrico interno e os elétrons passam a se movimentar numa certa ordem, constituindo assim a corrente elétrica.

Bibliografia:

Sites:
http://www.brasilescola.com/quimica/como-funciona-bafometro.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/pergunta_287455.shtml
http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/pergunta_285860.shtml

Livros:
Química na abordagem do cotidiano/Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Canto - SP: Moderna- 2003
Biblioteca do conhecimento da família: Física-SP:DCL, 2006

2 comentários:

  1. Muito legal para que entende bem do assunto, o bafometro esta sendo uma coisa bem importante para prender aqueles que gostam de beber umas a mais. Bianca Girardi - 104

    ResponderExcluir
  2. Legal pois ajuda a diminuir os acidentes de transito assim Diminui a mortalidade.
    Alice Souza.106

    ResponderExcluir