Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Por que a garrafa térmica não fica com a mesma qualidade quando trocamos a ampola de seu interior?

Fabiane Pinheiro
Marina de Arruda
Turma: 206

Foi originalmente desenvolvida por James Dewar por volta de 1890. São recipientes destinados a impedir a troca de calor entre seu conteúdo e o meio ambiente, seu conteúdo pode ser conservado tanto quente como gelado. As mais conhecidas são as de uso domésticos.
A ampola interna da garrafa é feita de vidro, com paredes duplas e espelhadas, a distância entre si é de um 1 cm.
No processo de fabricação o ar é retirado (parcialmente, pois é impossível obter o vácuo perfeito) do espaço entre as paredes através de um orifício que é selado com isso, reduz- se a transferência de calor. Como o vidro é muito frágil o vaso é acondicionado em um recipiente de metal ou plástico. A rolha para fechamento da garrafa é geralmente oca e feita de borracha ou plástico, que oferece bom isolamento térmico.
Não existem isolantes perfeitos, há sempre alguma perda de calor através da tampa, por melhor que seja o isolante térmico utilizado. Assim se colocamos liquido quente no interior da garrafa o liquida vai se esfriando, embora muito lentamente.
• A garrafa térmica é eficiente, pois dificulta a perda de calor pelos três processos que ela ocorre:
• por condução que é dificultada pelo vidro, que é bom isolante térmico;
• por convecção, pelo vácuo existente entre as duas paredes;
• por radiação, pelas paredes internas, que, sendo prateadas, absorvem pouco calor e o refletem para o interior da própria garrafa.
Os mesmos princípios que dificultam a saída de energia térmica impedem também a sua entrada na garrafa.
Quando trocamos a parte do vaso espelhado, o ar se propaga as radiações não são refletidas, fazendo com que haja transmissão para o exterior, assim o conteúdo da garrafa fica com a temperatura ambiente.
A garrafa térmica não é cem por cento eficiente, o conteúdo que nela existe é mantida em sua temperatura por algumas horas, logo, o equilíbrio térmico com o ambiente acontece.

Bibliografia
Livro: Tecnologia e sociedade - Cecília Valle – Coleção Ciências
Site: HTTP://efeitojoule.com/2008/04/como-funciona-garrafa-termica
HTTP://geocites.com/saladefisica

8 comentários:

  1. Nome: Marina de Aruuda Turma:206 Turno: Noite
    O trabalho foi elaborado muito bem, pois descobrimos que é melhor gastar mais comprando uma garrafa nova do que somente trocar a parte de dentro.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei interesante porque nao sabia que dava para trocar a parte de vidro dentro da garrafa, mas isso nao faz diferença pq a garrafa nao fica termica de novo.

    Alex j. 206

    ResponderExcluir
  3. Juliana Jadischke
    Turma: 206

    Achei bem interesante este trabalho, pois achava que quando quebrasse a parte de dentro da garrafa termica, não teria como tracar. Agora sei que pode ser trocada porem não ficará como antes!

    ResponderExcluir
  4. É muito interesante, pois não sabia que poderia trocar a parte de vidro de dentro da garrafa. Mas o melhor é comprar uma nova.
    Marina Caldas 206

    ResponderExcluir
  5. Kelen Molon
    104
    Com este trabalho, pude descobrir que é melhor gastar um pouco a mais comprando uma garrafa nova do que somente trocar a parte de dentro.

    ResponderExcluir
  6. Eu já sabia que dava pra comprar uma ampola nova para a garrafa, mas não sabia que não assegurava a caloria como antes.
    Turma:206

    ResponderExcluir
  7. gostei muito desse assunto
    achei muito interessante
    Nome: Ana Paula Veronez
    Turma:206

    ResponderExcluir
  8. achei interessante...
    Nome: Natália massing garzão
    Turma: 206

    ResponderExcluir