Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Perfumes

Thiago Giotti
Soleni Ritzel
Turma: 107

O PERFUME

Talvez você, como eu, um dia se perguntei como é feito um perfume. Como são arranjados os elementos que, combinados, tornam o conteúdo destes frascos maravilhosos tão sedutores, e tão particulares? Por que mesmas matérias primas conseguem criar fragrâncias tão diferentes entre si? Por que alguns perfumes são mais suaves que outros? Existem livros sobre o assunto, e também sites que podem esclarecer um pouco mais, entretanto, aqui você encontrará algumas respostas.

CRIAÇÃO

A extração dos aromas das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas, é a primeira etapa na longa trajetória de um perfume, desde os elementos de sua essência, até a prateleira da perfumaria. A matéria prima mais exótica e os mais populares vêm de diversos lugares, e não é preciso dizer, quanto mais rara, maior é seu preço. Por exemplo, o oud, um tipo de madeira dificílima de extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço do grama de ouro!



Campo de lavanda em Quinta do Rosarinho, Portugal.
Existe uma série de maneiras de extração das essências: destilação, enfleurage, maceração, filtragem, etc. Atualmente, devido à grande demanda de perfumes no mundo, a produção de muitas matérias primas naturais tornou-se insuficiente, aumentando o preço mesmo das matérias primas mais populares (sabia que para obter um quilo de essência de rosas, utilizam-se cerca de duas toneladas das pétalas da flor?) e muitas são compostos sintéticos, criados em laboratório, mas que apresentam os mesmos resultados das essências naturais.

Mas não basta termos as essências, é preciso um profisssional que saiba mesclar estes elementos com maestria: o Nariz ou Nez. Para ser um Nez, é precisao uma memória olfativa qualificada e sensibilidade para aromas. Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito e saboros perfume possível. Assim, chega-se a uma fragrância.



Um perfumista, ou Nez, em seu estúdio de criação.

A elaboração da fórmula de um perfume pode levar de 6 meses até 2 anos. Portanto, a criação de um perfume inicia com a busca das matérias primas utilizadas, que são harmonizadas por um especialista, o Nez; e ainda, do talento dos designers do frasco e dos criadores do nome do perfume, que devem ambos, refletir a essência do aroma daquela fragrância.

MATÉRIAS PRIMAS

O Nez deve, numa fragrância, administrar os aromas de cerca de 300 sustâncias diferentes, que é a média das essências e químicos de um perfume, hoje em dia. Para isso, tem à sua disposição, para escolha do aroma, aproximadamente 300 essências naturais e quase 2000 sintéticas, sendo que cada uma dessas essências tem seu próprio teor de evaporação e reação.
Um perfume é composto por:
Água: esta deve ser submetida à deionização, para assegurar a ausência de partículas ou íons que podem vir a interferir no aroma.
Álcool: deve ser álcool etílico, de máxima pureza e transparência total e submetido a filtros que asseguram a ausência de qualquer partícula. Constitui o suporte do perfume, devido a sua neutralidade, é o veículo condutor da fragrância.
Absoluto (ou Essência): é a concentração mais pura da matéria prima, ou seja, da flor, da madeira, de frutas, etc. Dentro da essência, há uma grande variedade de matérias primas naturais que podem ser usadas, tais como: Flores: rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, ylang yang, etc.
Ervas aromáticas: tomilho, alecrim, menta, Basílio, coreandro, etc.
Frutas cítricas: cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc. Madeiras: cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela, bétula, etc.
Folhas: patchouli, vetiver, etc.
Resinas: galbano, benjoin, opanax, mirra, incenso.
Além dessas principais, existem muitas outras. Temos também, como já foi dito, as matérias primas sintéticas, que são criadas em laboratório.

ESTRUTURA

A ideia é que um perfume evole os aromas em seqüência, e não de uma vez só. Ou seja, durante o processo de evaporação, seja na pele ou no próprio frasco, a fragrância deve passar por uma série de mudanças sutis e, de preferência, harmoniosas. É este processo que a perfumaria trata com a denominação de “notas olfativas”.
São três:
Nota de Cabeça É volátil, dura alguns minutos apenas, é a primeira impressão da fragrância, sua alma. Normalmente, aromas mais frescos, como os cítricos, que por natureza são mais voláteis, desprendem-se primeiro, no conjunto de um aroma.
Nota de Coração É liberada em seguida e denota sua personalidade, é onde se encontram as principais essências, é o corpo da fragrância. Este é o cheiro que as pessoas vão sentir mais, quando se aproximam de quem usa o perfume, por isso, para muitos, é considerado o mais importante.
Nota de fundo É onde se encontram os elementos fixadores, que conferem peso, calor, e indicam o tempo de duração na pele. Normalmente são especiarias, resinas e madeiras que conferem esta capacidade, e que podem ser senidos neste estágio da evaporação.
A impressão olfativa é independente em cada ser humano, mas alguns aromas evocam s mesmos sensações na maioria. A combinação destes elementos num bom perfume deve caracterizar-se por uma sensação de unidade (a harmonia), e a evolução da “queima” dos aromas das notas de cabeça, de coração e de fundo, uma experiência linear e agradável.

CLASSIFICAÇÃO

A maioria dos perfumes pode ser agrupada em famílias olfativas. Cada família é característica por uma nota olfativa dominante.
Florais Notas olfativas dominante de flores evocam frescor.
Aldeídos-florais Associam-se a uma dominante floral, um frescor inicial característico proveniente dos produtos de síntese – os aldeídos. São perfumes elegantes, requintados e marcantes.
Verdes A fragrância inicial lembra folhagem amassada. São perfumes frescos, jovens, vivificantes.
Chipres Sua denominação provém de uma combinação de cítricos, flores e de um fundo quente de musgo e carvalho. São perfumes sensuais e sofisticados.
Orientais Perfumes fortes, sensuais, com base âmbar e baunilha. Amadeirada Notas predominantes de cedro, sândalo.
Couro Aromas dominantes de couro.
Frutal Aromas dominantes de frutas cítricas.
Especada Com especiarias, notas aromáticas e picantes como cravo, canela e baunilha.
Herbal A base de ervas como tomilho, manjericão, erva-doce.
Fougère Combinação de madeira e lavanda.
Cítricas Dominantes cítricas como limão, laranja.

CONCENTRAÇÃO

Parfum Forma mais “pura” comercializada. Produto que contém em média 15 a 20% de absolutos, utiliza normalmente o álcool 96° e dura aproximadamente 12h ou mais na pele. Hoje em dia são muito incomuns, devido ao alto preço.
EDP eau de parfum Intermediário entre o parfum e as EDT. Essência na composição: 10 a 15% alcool: 90° duração na pele: de 06 a 08h.
EDT eau de toilette Base modificada para exalar as notas mais frescas. Sua graduação alcoólica e concentração variam de acordo com o fabricante. Essência: 05 a 10% alcool: cerca de 80° duração na pele: 04 a 06h.
EDC eau de cologne Base mais simplificada e acrescida de notas mais frescas Essência: 03 a 05% alcool: 80° duração média: 02h.
EDS eau de splash Base refrescante Essência: menos que 01% alcool: 80°Duração: menos de 02h.


BIBLIOGRAFIA

http://www.perfumenapele.com/especiais/perfumes-como-sao-feitos/

Livro: O Verdadeiro Livro da Magia dos Aromas - Magnetismo e Força de Perfumes, Essências e Defumadores.
Autor: Líber e Irene.
Editora: Editora Pallas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário