Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Onde está o fósforo: na caixinha ou no palito?

Angélica Scortegagna
Rodrigo Rizzotto
Turma: 104

Onde está o fósforo: na caixinha ou no palito? A expressão “palito de fósforo” é muito usada e é a culpada pela ideia errada de que na pontinha vermelha dos palitos de madeira, haveria fósforo. O elemento fósforo (P) não está presente nos palitos e sim na caixinha.
A pontinha vermelha do fósforo é uma combinação de compostos químicos, predominantemente, KClO3, clorato de potássio alem de substâncias alúmen e K2Cr2O7 (cromo hexavalente), a presença do Cromo é responsável pela coloração vermelha.
A superfície áspera das caixas de fósforo é um combinado de fósforo, sulfeto de antimônio, Sb2S3, trióxido de ferro, Fe2O3 e goma arábica (cola).
Então por que esta denominação “palito de fósforo”, se o palito não possui fósforo? A denominação é histórica, os primeiros palitos de fósforo possuíam fósforo em suas cabeças. Porem os palitos ao se “esfregarem” uns com os outros, incendiavam a caixa.Então revolveram colocar o fósforo do lado de fora da caixa, e o nome continuou o mesmo.
O fósforo foi isolado em 1669, pelo alquimista Henning Brandt, depois de estudos baseados em amostras de urina. O material obtido pelo alquimista emitia uma luz, e assim surgiu o nome fósforo.
O fósforo (P) não encontra-se livre na natureza. O elemento químico de numero atômico 15 (P) e os seus compostos são utilizados na fabricação de bombas, pesticidas, fósforos de segurança e ácido fosfórico.
A quantidade de fósforo existente no corpo humano é suficiente para fazer 20 mil palitos de fósforo.
O fósforo está na embalagem. Duvida? Então acenda o fósforo sem usar a caixa. Pode usar uma lixa, a parede, qualquer coisa que não ira conseguir.







Bibliografia:

Livro: “Química na abordagem do cotidiano”, Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto. Volume 1= química geral e inorgânica.
Site: http://www.brasilescola.com/quimica/onde-esta-fosforo-na-caixinha-ou-no-palito.htm
Site: http://www.quiprocura.net/elementos/fosforo.htm
Site: http://hate-titles.blogspot.com/2007/06/palitos-de-fsforo.html

5 comentários:

  1. não sabia dessa...
    jah ouvi fala muito sobre o assunto, porem achei interresante...
    Debora Scortegagna
    Turma: 104

    ResponderExcluir
  2. É um belo trabalho,porque é um esclarecimento para as pessoas ficarem mais informadas.
    Mariani Gonçalves
    104

    ResponderExcluir
  3. Antigamente o fósforo estava localizado nos palitos porém como haviam vários em uma mesma caixa eles acabavam provocando fogo. Por isso hoje o fósforo localiza-se na área externa da caixa em que estão os palitos.
    Bruna Bossardi
    104

    ResponderExcluir
  4. o trabalho esta interessante pois acaba com a ilusao de que a polvora esta contida na caixa em que estao os fosforos e nao nos palitos.
    Daniela Dias
    104

    ResponderExcluir
  5. é... gostei, jah pensou se quando nos pegassemos uma caxinha e ela pegasse fogo..
    ainda bem que invertaram que colocar nas parte esterna da caixinha...
    Tiago tonet
    Turma 104

    ResponderExcluir