Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Densidade

Francis Dagortt
Paulo Roberto Forlin
Turma: 206

No mar morto a água salgada é ligeiramente salgada mais pesada que a água doce, já que contem minerais dissolvidos. Portanto é mais fácil flutuar na água salgada do que na água doce. O mar morto, localizado no oriente médio, é lago enorme formado pela água com maior teor de sal do planeta. No mar morto a densidade da água salgada é muito grande e a pessoa flutua sem nenhum esforço físico.
Você provalvemente já viu alguém flutuando numa piscina, já deve ter visto também que alguns objetos afundam e outros não. Por exemplo, quem brincou de procurar moedas, ou outras coisas no fundo de uma piscina?
Tudo isso ocorre graças à densidade. A densidade é uma grandeza que representa a razão (divisão) entre a massa e o volume do material em estudo a água pura tem densidade 1g/cm³.
Não é o material de maior massa que afunda e sim o material mais denso. Essa é uma observação importante então objeto com densidade superior a da água afundam nela com densidade inferior bóiam. Por exemplo, poderíamos ter 10 kg de isopor e ele não afundaria na piscina, pois a densidade do isopor é de 0,1g/cm³ (10 vezes menor do que a da água), já que poucas gramas de chumbo afundaria rapidinho a densidade do chumbo é 11,3g/cm³.
A densidade relativa de um corpo depende de sua composição. A densidade relativa da massa magra, ossos e massa gorda, a densidade do corpo humano é ligeiramente menor que a da água 0,974 em media.
O ser humano tem a capacidade de mudar sua densidade. Por isso independente se somos, gordos ou magros, mulheres ou homens jovens ou idosos conseguem tanto flutuar e quanto afundar basta variarmos a quantidade de ar nos pulmões.com os pulmões cheios de ar aumentamos nosso volume e sendo o ar menos denso que a água nosso corpo tende a subir e então boiamos. Se você quizer pode fazer esse teste,estamos em uma piscina solte todo o ar dos pulmões perceba que você encostara no chão da piscina
Em relação a água é por que algumas substancias possuem densidade superior ou inferior a densidade da água
Se uma substancia, logo um objeto possui densidade superior da água ele ira afundar
Você pode usar tal argumento para qualquer outra liquido por exemplo o café para algo boiar no café será necessário uma densidade menor porem se algo quizer afundar no café será necessário uma densidade maior
A densidade (d) de um corpo expressa a relação entre a massa (m)e o volume (v) ocupado por esse corpo.
d = m
v
Num grupo: A densidade de um elemento aumenta com o numero atômico, o que ocorre de cima para baixo.
Num período: A densidade cresce da extremidade para o centro

Bibliografia: http://conceitoaronaldo.blogspot.com/

Química na abordagem do cotidiano volume 1 Editora Moderna

4 comentários:

  1. Este trabalho é o melhor da turma 206, pois fala sobre um asunto muito utilizado em quimica.

    Francis 206

    ResponderExcluir
  2. Grah Borba 206
    Trabalho interessante!
    Não sabia e nem imaginava nada disso...

    ResponderExcluir
  3. apesar dessa curiosidade é um otimo lugar pra se visitar(dissem).


    Fabiane de Cassia Pinheiro/206

    ResponderExcluir
  4. adorei o texto me ajudou numa prova aqui em Chapecó! Obrigada!

    ResponderExcluir