Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Como seu corpo reage aos Refrigerantes?

Nomes: Ana Paula e Djenifer
Turma: 109

Bebida muito popular, principalmente entre jovens e crianças, não há quem resista a um refrigerante geladinho. De cola, limão, guaraná, laranja, não importa, ele é sempre bem vindo nas mesas e lanches mundo a fora.
Porém, uma bebida que parece inofensiva, pode trazer diversos danos à saúde. Veja abaixo o que acontece com seu corpo assim que ingere um refrigerante:

Primeiros10 minutos: 10 colheres-de-chá de açúcar batem no seu corpo, o que significa: 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico corta o gosto.
Passados 20 minutos: o nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para esse momento em particular).
Passados 40 minutos: a absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
Passados 45 minutos: o corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como a heroína).
Passados 50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.
Passados 60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, dos quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa, você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas que farão falta ao seu organismo.





Pessoas que tomam refrigerante diet na esperança de serem mais saudáveis podem estar iludidas. Segundo cientistas americanos, os perigos da ingestão do líquido não acabam no ganho de celulite. Beber uma latinha ou mais de refrigerante por dia, mesmo light, aumenta o risco de síndrome metabólica - um grupo de fatores de risco ligados ao desenvolvimento da diabete e de doenças cardiovasculares.
Os pesquisadores envolvidos no estudo da Boston University School of Medicine acompanharam por quatro anos mais de 6 mil moradores de meia-idade de uma cidade de Massachusetts, nos EUA. No início, nenhum tinha a síndrome - aglomerado de condições perigosas que incluem excesso de circunferência abdominal, alta pressão sangüínea, triglicerídeos elevados, baixos níveis do "colesterol bom" HDL e altos níveis de glicose em jejum.
As pessoas que consumiam mais de 360 ml de refrigerante de qualquer tipo por dia apresentaram 44% mais chances de desenvolver síndrome metabólica - revela o co-autor do estudo publicado na revista Circulation, Ravi Dhingra, da Harvard Medical School.
Estes participantes também mostraram risco 31% maior de desenvolver obesidade, 25% mais chances de ter triglicerídeos altos e propensão 32% maior a apresentar baixos níveis de colesterol bom.
Os pesquisadores ajustaram as análises levando em consideração fatores como consumo de gordura saturada e trans, fibras, taxa calórica total, fumo e atividade física. Mesmo assim, a associação foi observada.
Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
A mensagem, surgida em outubro de 2002, diz que.
...a mistura do acido do limão com alguns componentes da Coca forma um composto químico que "rouba" o cálcio de nosso corpo, fazendo que ele seja eliminado pela urina.

Todo refrigerante contém uma pequena quantidade de ácido de grau alimentar. Os mais usados são o ácido cítrico e o ácido fosfórico. Estas bebidas não têm acidez suficiente para causar danos aos tecidos do organismo. Ácidos estão presentes, também em pequenas quantidades, em alimentos como sucos de laranja, abacaxi, limão, maçã e uva e em muitos outros. O próprio suco gástrico, presente no estômago e que é muito importante no processo de digestão de alimentos, é um ácido bem mais forte que aqueles dos refrigerantes, sucos e de outros alimentos. O consumo de refrigerantes não causa problemas ósseos. As causas primárias do enfraquecimento ósseo são a ingestão insuficiente de cálcio, o desequilíbrio hormonal, a falta de atividade física e o processo normal de envelhecimento.
Está provado que o refrigerando não causa nenhum benefício a saúde. Caso você goste muito da bebida, prefira ingeri-la apenas em situações em que não há outra bebida para consumir, ou em alguma comemoração especial.
Pense nisso antes de beber refrigerante. Prefira sucos naturais. Seu corpo agradece!

O ácido cítrico ou citrato de hidrogênio, de nome oficial ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanotricarboxílico, é um ácido orgânico fraco, que se pode encontrar nos citrinos. É usado como conservante natural (antioxidante), sendo conhecido também como acidulante INS 330, dando um sabor ácido e refrescante na preparação de alimentos e de bebidas. Em bioquímica, é importante o seu papel como intermediário do ciclo do ácido cítrico, de forma que ocorre no metabolismo de quase todos os seres vivos. É ainda usado como produto de limpeza ecológico.







Internet: wikipedia
Livro:química e sociedade.

15 comentários:

  1. noxa...mto interessante ...realmente mto interessante..,....
    Ana Paula Marcante T:109

    ResponderExcluir
  2. Geneffer H Begge

    Eu achei muito interessante o trabalho q vcs fizeram, ficou tri massa.

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito de ler por que é importante saber o que acontece em nosso ao beber refrigerante.


    sabrina duarte
    turma;110

    ResponderExcluir
  4. É muito interresante saber que o refrigerante estimula as ações do corpo... Legal
    Edinara R. Ramos, turma:110

    ResponderExcluir
  5. Luan Zamboni T: 109

    Eu achei muito interesante alem de explica muito bem o que os refrigerantes causam no nosso corpo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa q tri gurias achei muito interessante o trabalho sobre como o refrigerante reage no nosso corpo.


    Marcio Guarese Turma:101

    ResponderExcluir
  7. muito interesante ,pois fala sobre o que o refrigerante fas no nosso corpo.



    jhon silvestrin turma :101

    ResponderExcluir
  8. achei legal, pois mostra como o refrigerante reage no corpo.




    Lucas Salvador Turma: 101

    ResponderExcluir
  9. Eu achei muito interessante pois fala de como o refri reage em nosso corpo!!!
    Teron Alburquerque de Sá
    T:102

    ResponderExcluir
  10. O trabalho é muito interessante pois fala sobre os cuidados que devemos ter com o refri!!!
    Andressa Borsatto
    T:102

    ResponderExcluir
  11. Gostei muuiiito pois nos ajuda,a descobrir como o refri age em nosso corpo!!!
    Lucimara Mutterle
    T:102

    ResponderExcluir
  12. eu sabia que o refrigerante fazia mal, mas agora percebi que é bem pior.
    gostei muito do trabalho.

    ResponderExcluir
  13. nossa, q horrivel... eu nao qro mais toma refriii....
    neem sabia q o corpo eliminava substancias q precisamos só por tomar refri...
    o trabalho fiko tri boom!

    ResponderExcluir
  14. Felipe da Silva
    104
    com este trabalho pude perceber queo refrigerante estimula as ações do corpo

    ResponderExcluir
  15. Achei legal, pois fala sobre varias causas
    que o refrigerante faz em nosso corpo.
    Paulo 206

    ResponderExcluir