componentes:
Geneffer H. Begge
Jackson Begge
Maurivan de Ré
Mauricio
Turma: 109
Muito simples, porque há dentro de cada milho uma pequena quantidade de água no seu centro, isto faz com que, ao ser aquecido, o milho estoura.
O grão de pipoca contém 12% de água em seu interior. A explosão da pipoca nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. O amido existente no milho se transforma no floquinho branco que chamamos de pipoca.
Antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente já comiam pipoca. Eles começaram a fazê-la com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a jogar o grãos soltos diretamente em fogo baixo. Outro modo era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.
O interior do grão (endosperma) contém, além de amido, cerca de 14% de água.
O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).
Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro de grão. O pericarpo atua como uma penela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com o som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia da pipoca.
Foi Cristóvão Colombo que levou a pipoca para a Europa! Trouxe das Índias!
Nessa época provavelmente os indianos já tinham até inventado a "postura da pipoca" no yoga. O que os americanos inventaram mesmo foi Hollywood e o pacote super-hiper-large-combo-meal com 5 kg de pipoca.
Bibliografia:
http://dharmalog.com/2005/06/24/por-que-a-pipoca-estoura/
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/porque/pipoca.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060608103704AAiF302
Você pode se perguntar o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia, que em cuja composição a ciência está presente. Neste blog você encontrará algumas curiosidades explicadas pela química e muito mais.
Seguidores
Translate
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

Maycon Cavagnolli
ResponderExcluirAchei muito interessante pois explica bem como elas estoram...e foi uma coisa historica pois foi Cristóvão Colombo que levou a pipoca para a Europa! Trouxe das Índias!
muito legal...caracas...agnt come pipoca e nm sab como ela estoura....legal msmo.....
ResponderExcluirGeneffer H Begge
ResponderExcluirEu achei muito interessante pois quando eu fiz este trabalho eu soube um pouco mais como ela estouraepor quem foi descoberta.
ÓÓÓÓÓ ela tem agua drento muito diferente e estranho.
ResponderExcluirJackson Begge
ResponderExcluirEu não sabia q a pipoca era indiana e descobri q Cristovão Colombo metidoooo robou a pipoca dos indianos...
Que staily!!!!!!!!
ResponderExcluirshow de bola
bom msm
Bruno e Everton
Priscila Perondi
ResponderExcluir109
interessante... é bom saber como as pipocas, um alimento tão comum que todo mundo conhece estoura!
Maurivan de Ré
ResponderExcluirEu fiquei surpreso com q eu fiquei sabendo sobre as pipocas e q dentro delas tinha agua.
Nossa isso é muito interessante , pois eu não imaginava que há dentro de cada milho uma pequena quantidade de água no seu centro, e que é isto que faz com que ao ser aquecido, o milho estoura.
ResponderExcluirLuana R. Oliveira, Turma:110
eu também fiquei surpresa em saber que dentro da pipoca existe água ,isso é esquisito e interesante.
ResponderExcluirLuan Zamboni T: 109
ResponderExcluirInteresante, pois fiquei sabendo que as pipocas foram trazidas da India po Cristovão Colombo. E como elas estoura.
é legal pois quando o milho é aquecido ele estoura com a água.
ResponderExcluirJhon Silvestrin Turma :101
É muito interessante pois eu não sabia que existia água dentro do grão da pipoca e com o contato com o calor essa água sai fazendo a pipoca estourar.
ResponderExcluirJéssica venz Turma:102
Marina Mascarello
ResponderExcluir104
Achei interrasante, pois fiquei sabendo o pq que as pipocas estouram