Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quarta-feira, 1 de maio de 2013

De que são feitos os adesivos que brilham no escuro

Diúlit Oldoni
Letícia Nadalon
Turma: 107

Os adesivos que brilham no escuro geralmente são feitos com sulfeto de zinco. Quando o sulfeto de zinco é exposto à luz, graças à sua configuração eletrônica, os elétrons das camadas mais externas absorvem a luz e são excitados para camadas eletrônicas ainda mais externas. Quando apagamos a luz deixamos de fornecer energia aos elétrons, que aos poucos vão retornando às suas camadas eletrônicas iniciais. Durante esse retorno (que pode durar horas), eles devolvem a energia que absorveram na forma de luz. Esse fenômeno se chama Fosforescência.
O elemento zinco está no grupo dos metais, que são bons condutores de calor e eletricidade, dúcteis e maleáveis, apresentam um brilho típico. O zinco também é usado para proteção para metais, peças para automóveis, torneiras para água, etc...

Bibliografia:

• “Método de Ensino Globalizado”
Editora DCL
• “Química na abordagem do cotidiano”
Editora Moderna

Fonte:

http://www.energia.com.br/professores/alquimistas/curiosidades/curiosidades.html

3 comentários:

  1. Quando a gente acende a luz, deixamos de fornecer energia aos elétrons que voltam a sua camada eletrônica inicial. Esse retorno pode durar horas e durante esse retorno ele devolve a energia absorvida na forma de luz.

    Micaela de Souza Borlina
    Turma: 107

    ResponderExcluir
  2. achei muito interessante pois eu não sabia que era feito de sulfeto de zinco.

    Daniel Alberton T: 107

    ResponderExcluir
  3. Atraves dessa postagem sobre adesivos brilhantes foi possìvel entender o movimento dos elétrons,sendo que se a luz for apagada o adesivo brilhará!

    Eliane Giordani
    Turma: 107

    ResponderExcluir