Daiane Lorenzzet
Turma: 103
Solidificação é a passagem de o estado físico de uma substância de liquido para sólido, ela ocorre com a perda de energia das partículas que compõe as substancias, durante o processo de arrefecimento, ou pode ocorrer também devido o aumento de pressão.
A solidificação é o processo inverso da fusão, considerando que uma substancia no estado liquido esteja cedendo calor.
Ao ceder calor, a sua temperatura irá diminuir, assim como o estado de movimentação das moléculas.
Essa diminuição da movimentação molecular fará que as ligações moleculares se tornam mais intensas, caracterizando o estado sólido.
A água se solidifica numa temperatura abaixo de zero e se liquidifica em temperatura acima de zero.
A maioria dos metais já se encontram no estado sólido e se liquidificam em temperaturas extremamente alta, com exceção do mercúrio que é um metal e seu estado natural é o liquido.
A temperatura em que uma substancia se solidifica é a mesma em que funde, em outras palavras, solidificação de uma substância é igual ao seu ponto de fusão.
Os principais fenômenos que ocorrem durante a solidificação de metais que se não forem controlados, podem prejudicar a qualidade das peças.
Principais fenômenos:
Cristalização
Contração de volume
Concentração de impurezas
Desprendimento de gases
Você pode se perguntar o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia, que em cuja composição a ciência está presente. Neste blog você encontrará algumas curiosidades explicadas pela química e muito mais.
O texto é muito bem explicado
ResponderExcluirachei interessante, pois só aprofundou o que a gente ja havia estudado sobre a solidificação.
ResponderExcluirLuana Mezzomo
turma: 102