Ana Paula Lima da Silva
Brenda Carlesso
Tobias Fante
Turma: 102
A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de três características:
1. O interior do grão (endosperma) contém, além do amido, cerca de 10% de água. 2. O endosperma é um excelente condutor de calor. 3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possuem falhas (rachaduras).
Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia.
OBS: nós pesquisamos no site, www.energia.com.br
Condutor de calor
O que determina se um material será bom ou mau condutor térmico são as ligações em sua estrutura atômica ou molecular. Assim, os metais são excelentes condutores de calor devido ao fato de possuírem os elétrons mais externos "fracamente" ligados, tornando-se livres para transportar energia por meio de colisões através do metal. Por outro lado temos que materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor (isolantes térmicos), pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados.
Os líquidos e gases, em geral, são maus condutores de calor. O ar, por exemplo, é um ótimo isolante térmico. Por este motivo quando você põe sua mão em um forno quente, não se queima. Entretanto, ao tocar numa forma de metal dentro dele você se queimaria, pois, a forma metálica conduz o calor rapidamente.
A neve é outro exemplo de um bom isolante térmico. Isto acontece porque os flocos de neve são formados por cristais, que se acumulam formando camadas fofas aprisionando o ar e dessa forma dificultando a transmissão do calor da superfície da Terra para a atmosfera.
OBS: nós pesquisamos no livro, QUÍMICA GERAL, volume 2
Você pode se perguntar o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia, que em cuja composição a ciência está presente. Neste blog você encontrará algumas curiosidades explicadas pela química e muito mais.
eu como fiz o trabalho achei muito legal, porque foi legal eu fazer
ResponderExcluiroi!
ResponderExcluirFicou muito interessante esse trabalho, pois contem informações importantes sobre o assunto.
Descobri q há água no interior do grão da pipoca, e muitas outras informações!
Abraços Tânia Zamboni-102
Como se você estivesse feito o trabalho!
ResponderExcluirbeijo
E ai Tobi como vai as pipocas...
ResponderExcluirAchei interessante o trabalho, pois não sabia que existia água no interior do grão da pipoca...
Grégory Colloda Cecconello - 102
Oi amigos eu também não sabia que existia água no interior da pipoca...
ResponderExcluirTobias Fante - 102
também não sabia que existia água no interior da pipoca...eheh
ResponderExcluirÉ muito interessante descobrir coisas novas sobre coisas que usualmente fazemos, como estourar pipocas, não sabia que havia água dentro da pipoca e que quando aquecida, ela estoura.
ResponderExcluirDiúlit Oldoni
Turma: 107