Nicole Bebber e Francinara Paim
Turma: 102
A cebola possui células de duas seções, sendo uma com enzimas alinases e outra com sulfuretos. Ao cortar a cebola, as enzimas alinases até então inodoras entram em contato com outras células que juntas produzem ácido pirúvico e syn-propanotial-S-óxido. Tais substâncias ao entrarem em contato com os olhos provocam irritações nas células nervosas do globo ocular causando a sensação de ardência. Em reação à irritação provocada pela cebola, as glândulas lacrimais são ativadas e liberam lágrimas que lavam os olhos e removem as substâncias irritantes. Os mesmos ácidos que são capazes de irritar os olhos são os mesmos que dão sabor e aroma ao bulbo.
Para reduzir a libertação do gás recomendas-se descascar a cebola debaixo de água corrente, ou mesmo debaixo de água, embora esta medida seja pouco prática ou ecológica. Molhar as mãos e a cebola antes de cortá-la vai reduzir o efeito do gás, porquanto algum do gás vai reagir com a água das mãos ou da cebola (e não com a umidade dos seus olhos). O cheiro das mãos poderá ser eliminado com limão ou lavando-as em água corrente por alguns instantes sem esfregar uma na outra. Também ajuda respirar profundamente pela boca, uma vez que grande parte do gás será inalado e menos ficará disponível para reagir com os olhos. Uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, libertando-se menos gás — logo menos irritação. Cebolas frias tiradas do frigorífico provocarão menos irritação uma vez que as baixas temperaturas inibem a difusão das enzimas e do gás. Outras pessoas preferem arrefecer a faca por 2 minutos no frigorífico antes de cortar as cebolas para diminuir as lágrimas. Diferentes espécies de cebolas libertarão quantidades diferentes de ácidos, portanto a irritação que provocam também será diferente.
Essa pesquisa foi realizada no site : www.wikipedia.com.br
Você pode se perguntar o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia, que em cuja composição a ciência está presente. Neste blog você encontrará algumas curiosidades explicadas pela química e muito mais.
Seguidores
Translate
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Podemos entender que se descascarmos a cebola em baixo da água, não soltara o odor.
ResponderExcluirFrancinara Paim 102
Curiosidades: lavando a mão com água corrente, e/ou com limão o odor sai da mão.
ResponderExcluirIgor Nunes - 102